"O Esquadrão Suicida" está entre os blockbusters preferidos pelo público na retomada dos cinemas em Londrina
"O Esquadrão Suicida" está entre os blockbusters preferidos pelo público na retomada dos cinemas em Londrina | Foto: Divulgação

Com a reabertura dos cinemas em Londrina, o público local poderá conferir o lançamento mundial de um dos blockbusters mais aguardados do ano. O filme “O Esquadrão Suicida” entrará em cartaz em diversas salas de exibição da cidade a partir desta quinta-feira (5). A produção conta com um elenco estelar, incluindo a atriz brasileira Alice Braga que se junta a outros grandes nomes, como Margot Robbie, Viola Davis, Idris Elba e Jai Courtney para dar vida aos supervilões Sanguinário, Pacificador, Capitão Bumerangue, Javelin e Arlequina.

No filme de ação e fantasia baseado nos quadrinhos criados por John Ostrander para a DC Comics, um novo time de vilões é reunido por uma entidade governamental comandada por Amanda Waller (Viola Davis) com o objetivo de realizar um trabalho sujo que ninguém tem coragem de fazer. O longa é dirigido por James Gunn, responsável pela bem-sucedida franquia “Guardiões da Galáxia”.

Com a reabertura das salas de cinema, o público londrinense tem ainda a opção de assistir nas telonas outras grandes produções cinematográficas lançadas recentemente, entre elas “Viúva Negra”, “Velozes e Furiosos 9” e “Jungle Cruise”. Conforme noticiado pela FOLHA na edição impressa de terça-feira (3), as salas do Multiplex Catuaí reabriram no último domingo (1º) respeitando o limite de 50% da capacidade de público e tiveram sessões esgotadas em diversos filmes. O Cineflix Aurora voltou a atender o público na terça-feira (3). A Rede Cinesystem Londrina Norte Shopping programou a retomada para esta quinta-feira (5) e a Rede Cinemark no Boulevard Shopping agendou novas exibições a partir de sexta-feira (6). Já a Rede Lumière, do Royal Shopping, ainda não informou a data da reaberura.

"A decisão também veio no momento certo: com mais de 125 mil pessoas totalmente imunizadas em Londrina", diz o cineasta Rodrigo Grota que quer exibir seu filme "Passagem Secreta" nos cinemas locais em outubro
"A decisão também veio no momento certo: com mais de 125 mil pessoas totalmente imunizadas em Londrina", diz o cineasta Rodrigo Grota que quer exibir seu filme "Passagem Secreta" nos cinemas locais em outubro | Foto: Saulo Ohara/ Arquivo Folha 10-07-2018
.
. | Foto: Folha Imagem

A retomada do setor foi saudada por cinéfilos e profissionais da área que atuam na cidade. "Fico muito feliz com a reabertura dos cinemas em Londrina. Além de ser um espaço sócio-afetivo, os cinemas também movimentam a economia criativa da cidade: é importante que esses empregos sejam assegurados com a retomada do setor exibidor. A decisão também veio no momento certo: com mais de 125 mil pessoas totalmente imunizadas em Londrina, já é possível oferecer ao público um ambiente seguro, e que respeite todas as normas de segurança sanitária”, afirma o cineasta Rodrigo Grota, que planeja lançar o longa-metragem "Passagem Secreta", dirigido por ele, nos cinemas de Londrina em outubro, em comemoração ao mês dedicado às crianças.

Habituado a frequentar as salas de cinema de Londrina todas as semanas antes da pandemia, o londrinense João Vitor Moreno quebrou na última terça-feira (3) o jejum de 16 meses sem ver filmes na telona, período em que a cidade ficou sem exibições. “Antes da pandemia eu costumava assistir um ou dois filmes por semana. Durante o período em que as salas ficaram fechadas aproveitei para acompanhar filmes lançados por streaming e também a programação on-line de diversos festivais de cinema. Ver filmes em casa é mais barato, porém o cinema permite uma imersão muito maior, pois na sala você é obrigado a prestar atenção no filme, sem nenhum outro tipo de distração, como acontece em casa, quando o telefone pode tocar, por exemplo”, diz.

Moreno comenta que se sentiu seguro em voltar ao cinema durante a pandemia. “Respeitaram o distanciamento isolando as poltronas ao lado com fita isolante. Só achei estranho exigirem o uso de máscara, mas venderem pipoca sabendo que a pessoa terá que tirá-la para comer”, comenta o cinéfilo que já atuou como crítico de cinema para o extinto site Pipoca Radioativa.