Jackeline Seglin
De Londrina
A ordem é não ficar parado e se deixar levar pelos ritmos de ‘‘Soul do Brasil’’, uma festa que vai movimentar a véspera do feriado no bar Casa das Máquinas, em Londrina. Hoje, a partir das 23 horas, as bandas Pedra de Toque e Madame Brechot sobem ao palco para apresentar um repertório com muito swing.
A noite marca a estréia da Madame Brechot, formada há quatro meses pelos músicos Bruno Morais (vocal), Emílio Carlos Mizão (guitarra), Jean Frank Chipicoski (baixo) e Bruno Carvalho (bateria). A proposta do grupo é fazer a galera dançar, ‘‘recriando um ambiente divertido com uma onda sonora de tirar o fôlego’’. Para isso, os integrantes de Madame Brechot buscaram ressaltar raízes brasileiras na black music, funk, soul e hip hop, por intermédio de forró, baião e samba.
Para o show de hoje, a banda preparou algumas versões para músicas de Jorge Benjor, Luís Melodia, Lenine, Pedro Luís e a Parede, Fernanda Abreu e Ed Motta. ‘‘Também vamos tocar um clássico do rap, ‘Deixa Isso Pra Lá’, de Jair Rodrigues, misturado com ‘Hip Hop Rio’, do Planet Hemp’’, comenta Bruno Morais.
A outra atração da festa também é recente no circuito musical londrinense, apesar do tempo de estrada de alguns integrantes. Os músicos Gisele Almeida (vocal) e Arthur Gonzaga (guitarra) começaram a se apresentar juntos na noite. Logo, a dupla incorporou o percussionista Eduardo de Souza. Há três meses, o baixista Emílio Carlos Mizão e o baterista José Guilherme completaram a formação da banda. O show de hoje é o segundo da Pedra de Toque.
‘‘Desde o início a intenção foi fazer um som com suingue. Uma coisa mais leve, sem distinguir muito o tipo de público’’, diz Gisele Almeida. O repertório da banda inclui Roberto Carlos, Jorge Benjor, Tim Maia, Gilberto Gil, Rita Lee, Beatles e Janis Joplin.
A proposta da Pedra de Toque também é explorar o lado dançante das canções, por intermédio dos arranjos, todos suingados. O toque brasileiro fica por conta da percussão. Além de tocar sucessos nacionais e internacionais, a banda tem composições próprias, assinadas pelo guitarrista Arthur Gonzaga.
O final da festa ‘‘Soul do Brasil’’ reserva surpresas. As duas bandas sobem juntas ao palco para encerrar o show. A agenda da Pedra de Toque já tem outro show marcado no dia 20. O grupo vai apresentar um cover de Janis Joplin na Woodstock Fest, em Londrina.
Soul do Brasil – Festa com as bandas Madame Brechot e Pedra de Toque. Hoje, às 23 horas, no bar Casa das Máquinas (Avenida Tiradentes, 190), em Londrina. Ingressos a R$ 4,00. Shows: (43) 337-2818 ou 321-7451 (Bruno) – Madame Brechot – e 336-4026 (Arthur) ou 327-1992 (Eduardo) – Pedra de Toque.Show das bandas Pedra de Toque e Madame Brechot celebram a black music em Londrina
DivulgaçãoMadame Brechot surgiu há pouco tempo misturando ritmos nacionais com funk, soul e hip hopDivulgaçãoPedra de Toque: repertório vai de Roberto Carlos a Janis Joplin

mockup