Jogos de passatempo são febre para muitas pessoas no Brasil. O Sudoku não fica de fora. Apesar de parecer simples, com nove linhas e nove colunas para serem preenchidas, o jogo requer muita atenção e estimula o raciocínio lógico. O jogo, composto por uma grade 9x9, tem o objetivo de ser preenchido de modo que cada uma das 81 células tenha, unicamente, números de um a nove e que eles não se repitam na mesma coluna, linha ou região – grade de 3x3.

Por não conhecer nenhum livro que explica didaticamente as técnicas do jogo, a londrinense Aparecida Vaz Primo decidiu escrever o livro “Ensinando Didaticamente a Jogar o Sudoku” nesse ano. Professora aposentada de Didática e História da Educação, a autora sentiu vontade de escrever o livro usando textos claros e gráficos coloridos. Segundo ela, é por meio da conduta lúdica e uso de cores que o leitor pode entender melhor o conteúdo.

Segundo a autora, o Sudoku é um jogo que envolve quatro pilares do conhecimento matemático: leitura, interpretação, concentração e raciocínio lógico. O raciocínio lógico, para Primo, deve estar sempre presente em nossa vida. “Ele é necessário no nosso dia a dia e nos auxilia na compreensão de qualquer conteúdo, independente da sua área”, diz.

O Sudoku desenvolve os raciocínios lógico matemático, numérico, quantitativo e analítico. Por causa desse conhecimento, a pessoa que pratica o jogo passa a usar mais a observação, percepção, construção de padrões e estabelecer conclusões.

Cada modelo de Sudoku exige observação, raciocínio e construção de padrões gerais, bem como o domínio das operações aritméticas básicas. Para a autora, a matemática é de grande importância para a vida pessoal e profissional e dessa forma, ela entende que é necessário existir metodologias diferenciadas que levem as pessoas a interpretar e resolver problemas, além de se comunicar bem. Dessa forma, o desenvolvimento do raciocínio garante melhor desempenho e fortalece a saúde mental das pessoas.

Os benefícios do Sudoku para estimular o raciocínio lógico são destacados pela autora do livro: “Nosso cérebro precisa funcionar bem em todas as fases de nossa vida. O jogo estimula os glóbulos frontais do cérebro e o ajuda a adquirir novas células, aumentando a capacidade de processamento, principalmente, da memória. Por isso, auxilia os idosos a se tornarem mais resistentes ao mal de Alzheimer”.

* Supervisão: Célia Musilli

Editora da Folha 2

Serviço:

“Ensinando Didaticamente a Jogar o Sudoku”

Preço: R$30,00

Onde comprar: Livrarias Curitiba – Shopping Catuaí

Número de páginas: 96

Edição da autora