SUCESSO FORA DE CASA
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 21 de agosto de 2001
Nelson Sato<BR>De Londrina 
Acabou neste fim de semana a turnê nacional do Ballet de Londrina. No giro por sete capitais, o grupo lotou teatros e recebeu comentários favoráveis da imprensa, incluindo elogios de Marcello Castilho Avellar no Diário de Minas.
Avellar é um dos poucos e mais respeitáveis críticos de dança do país. ''Nunca'', o novo trabalho do grupo, aborda o erotismo e a homossexualidade. Com pouco mais de uma hora de duração, é recomendado para maiores de 16 anos.
O elenco reúne 11 bailarinos, sendo sete homens e quatro mulheres, alguns egressos da Escola Municipal de Dança de Londrina. Quando estreou em Londrina, provocou protestos do vereador Jamil Janene (PDT), que denunciou supostas cenas de sexo (na verdade, inexistentes) no espetáculo.
Na excursão, porém, a coreografia foi recebida sem qualquer controvérsia. ''Não tivemos nenhum problema'' diz o diretor do grupo, Leonardo Ramos. ''Mas o fato da polêmica ter repercutido numa revista voltada para o público GLS (G Magazine) e em publicações especializadas em dança, talvez tenha ajudado a lotar os teatros''.
As casas estiveram cheias, continua ele, com muita gente ficando do lado de fora. ''Nosso público médio foi de 800 pessoas'' conta. A turnê, que foi a oitava nacional consecutiva realizada pelo Ballet de Londrina, passou por Fortaleza, João Pessoa, Natal, Recife, Aracaju, Salvador e Belo Horizonte.


