DivulgaçãoQuinteto de Sopros da Paraíba: compositores brasileiros no repertórioO pessoal ligado à música é enfático - a grande escola do sopro no Brasil está na Paraíba. Imagine-se então um grupo de professores do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba tocando obras de compositores brasileiros. Assim será a apresentação do Quinteto de Sopros Latino-Americano, que acontece somente hoje, às 20 horas, no Sesc da Esquina, em Curitiba. O espetáculo integra o projeto Sonora Brasil, um dos programas que o Sesc mantém visando à formação de platéias.
O Quinteto de Sopros Latino-Americano da Paraíba, formado por João Johnson dos Anjos (oboé), Cisneiro Soares de Andrade (trompa), Egon Figueroa Hidalgo (fagote), Gustavo Gines de Paco de Gea (flauta) e Carlos Riero (clarinete), executará a ‘‘Suíte para Quinteto de Sopros’’, de Oscar Lorenzo Fernandes; ‘‘Quinteto de Sopros’’, de Mário Tavares; ‘‘Pedra do Navio’’ e ‘‘Sanfonaria’’, de Dimas Sedícias; ‘‘Suíte’’, de Radamés Gnattali e ‘‘Brasileirando’’, de Flávio Fernandes.
Em fevereiro o grupo completou 20 anos. Conhecido nacional e internacionalmente, desde o início da década cumpre extenso programa de pesquisas, levando ao público obras inéditas de compositores nordestinos.
Oscar Lorenzo Fernandes, autor da primeira peça da noite, ‘‘Suíte para Quinteto de Sopros’’ é um dos nossos compositores mais respeitados no exterior, embora solenemente desconhecido no Brasil. Importantes orquestras de todo o mundo já executaram suas obras. A ‘‘Suíte’’ foi inspirada na vida e nas tradições do sertão brasileiro, mostrando o crepúsculo, a madrugada, o saci-pererê.
Pensando nos ritmos nordestinos o maestro pernambucano Mário Tavares escreveu seu quinteto de sopros. O também pernambucano Dimas Sedícias baseou-se numa lenda muito conhecida em Bom-Jardim, cidade da região de Mata Norte, para criar ‘‘Pedra do Navio’’. A outra música, ‘‘Sanfonaria’’, remete ao universo muito próprio do Nordeste do Brasil e suas sanfonas, especialmente a ‘‘oito baixos’’, muito popular entre seus moradores.
Radamés Gnattali está entre os cinco maiores compositores brasileiros de todos os tempos. Sua ‘‘Suíte’’, em cinco movimentos, apresenta um Prelúdio e um Finale de traços aparentemente formais, mas com uma atmosfera lúdica e divertida. Os três movimentos restantes - Valsa, Modinha e Choro - têm claro sotaque brasileiro.
Flávio Fernandes, outro pernambucano, dedicou ‘‘Brasileirando’’ ao Quinteto de Sopros da Paraíba. A obra é uma viagem pelo cenário nacional, passando da floresta Amazônica à seresta e ao baião, até chegar ao esfusiante ritmo do frevo.
• Quinteto de Sopros Latino-Americano da Paraíba - toca no projeto Sonora Brasil, em noite única no Teatro Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969, tel. 322-6500). Somente hoje, às 20 horas. Ingressos: R$ 6,00 e R$ 5,00 (comerciários e dependentes).

mockup