Sophie Charlotte diz que papel de cega em novela a transformou
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 24 de outubro de 2022
Martha Alves/ Folhapress
A atriz Sophie Charlotte, 33, vive o desafio de interpretar uma jovem com deficiência visual em "Todas as Flores", novela original Globoplay. Na trama, ela interpreta a perfumista Maíra, que foi criada pelo pai, Rivaldo (Chico Diaz), em Pirenópolis, Goiás, mas tem a vida transformada com a chegada da mãe malvada, Zoé (Regina Casé), que pensou que estivesse morta.
A novela, escrita por João Emanuel Carneiro, não se limita apenas em mostrar uma protagonista com deficiência visual. O folhetim tem por trás das câmeras profissionais cegos ou com baixa visão que contribuem para mostrar o cotidiano real de uma pessoa cega, como a assistente de direção Nathalia Santos, que já trabalhou com Regina Casé no programa Esquenta (Globo), que ajudou Sophie na construção da personagem.
A atriz disse que a convivência no folhetim com pessoas deficientes visuais trouxe uma transformação imensa na sua vida, foi um divisor de águas. "Eu acho que consegui entender nessa prática a importância de nós pessoas, que não convivem com a deficiência, na luta anticapacitista no mundo", afirma. "Entendi que a deficiência é uma condição com a qual a Maíra convive, mas que não a define exclusivamente."
Sophie disse que está muito curiosa para entender como a história vai chegar ao público e como a dramaturgia vai levantar assuntos relevantes e urgentes como a vida das pessoas PCD (Pessoas com Deficiências). "A novela pode ajudar [a diminuir] todos os estigmas e estereótipos que a gente como sociedade ainda repercute na nossa imaginação e que precisa começar a quebrar."

