Sons de uma cidade
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 22 de setembro de 2000
Nelson Sato De Londrina 
Antologias poéticas e exposições de artes plásticas já adotaram o mesmo título. Agora é a vez de uma turma mais estridente emprestar a expressão pé vermelho para batizar um trabalho coletivo.
Pé Vermelho é o primeiro CD-coletânea de bandas de Londrina. Reúne canções do músico Marquinhos Diet e das bandas G.A.F, Primos da Cida, Elite Nativa e Hi-Fi. Traz 10 faixas, duas de cada participante. O lançamento é hoje, a partir de 22h30, no antigo Nomad Bar (Rua João Pessoa, 50).
O disco sai dos fornos com uma tiragem de 1000 cópias. Um político em campanha bancou quase a totalidade dos custos. O resto saiu do bolso de Júnior Tófano, que tocou o projeto em parceria com a Calabouço Produções. Júnior é integrante do G.A.F e da Elite Nativa.
Em 97, ele foi para os Estados Unidos e se empolgou com a quantidade de coletâneas que sai a cada temporada por lá. Depois de 1 ano e meio, retornou a Londrina empenhado em organizar um disco no formato. Levou três meses para finalizar o CD. Coube a ele selecionar os participantes. O critério foi convidar bandas que já tinham músicas prontas gravadas em estéreo explica. Poderia ter entrado mais, tanto que sobrou espaço no CD. Fizemos os contatos, mas algumas não quiseram entrar. As que toparam estão aí.
Como cada banda usou um estúdio diferente, a qualidade de gravação varia de uma faixa para outra. Segundo ele, a principal intenção do lançamento é divulgar o som feito na cidade. Se uma delas emplacar, vai chamar a atenção para a cena e levar as outras bandas junto acredita. Uma das novidades do repertório é a inclusão das inéditas Fiska (um crossover rock-ska) e Pra Pensar (hardcore), que fazem parte do segundo CD do Primos da Cida previsto para chegar às lojas em dezembro.
Primos da Cida é o único com disco já lançado. Os demais participantes gravaram demo-tapes. Marquinhos Diet entrou com as faixas Deu Tempo de Engolir e Lembro de Você, Elite Nativa com Cê Qué Queimá? e Golpe, G.A.F com Gambé na Sequência e Muito Louco e Hi-Fi com Nada Mais Importa e Se Eu Pudesse.
Os ingressos para o show estão à venda a R$ 7,00 no Patio San Miguel e Vila Café (bar do Zerão). Os primeiros 700 convites dão direito a um CD.


