Imagem ilustrativa da imagem Sonoridade eclética
| Foto: Daniel Kersys/ Divulgação
Show do Mawaca: cantoras passeiam por uma canção em suaíli, uma dança portuguesa, um canto indígena da Amazônia, uma oração à deusa Kali e uma dança circular hebraica



Levar a plateia a uma viagem musical e sensorial por alguns dos lugares e culturas mais peculiares do planeta. Esta é a proposta do espetáculo "Pelo Mundo com Mawaca", que chega ao 48º Festival Internacional de Londrina – Filo - com apresentação hoje, às 19 horas, no Teatro Marista, com ingressos esgotados. Combinando pesquisa, sonoridade e ambientação cênica, a montagem encenada pelo grupo paulistano Mawaca mostra desde o canto medieval francês até as cantigas do norte do Brasil.
Com mais de 20 anos de carreira, o Mawaca é a principal referência no cenário nacional de música étnica. O espetáculo que será apresentado em Londrina é baseado no livro "De Todos os Cantos do Mundo" (Cia das Letrinhas), escrito por Heloisa Prieto e Magda Pucci, regente formada pela Universidade de São Paulo, fundadora do grupo paulistano e diretora da montagem.
Em cena, quatro cantoras do Mawaca acompanhadas por quatro músicos, do grupo passeiam por uma canção em suaíli, uma dança portuguesa, um canto indígena da Amazônia, uma oração à deusa Kali e uma dança circular hebraica. As intérpretes entrelaçam as histórias das canções como se fossem fios coloridos, teias que se cruzam o tempo todo. Aos cenários se juntam adereços e bonecos, além de instrumentos inusuais, como o hulusi e a kalimba.
Embora tenha encantado plateias de todas as idades, "Pelo Mundo com Mawaca" foi concebido como um espetáculo infantil. "Os pais levavam os filhos aos nossos espetáculos e nos surpreendia a reação das crianças: elas voltavam para casa cantando as canções", lembra a diretora Magda Pucci, que foi buscar na literatura infantil a inspiração para esse primeiro trabalho do grupo voltado ao universo das crianças. "Devido a essa repercussão, resolvemos unir as músicas que mais as agradavam até escolher as músicas mais adequadas a esta proposta", acrescenta Ana Eliza Colomar, flautista e violoncelista do Mawaca.
Desde a estreia, em São Paulo, em 2013, a montagem infantil já viajou para diversas regiões do País. "Estreamos em 2013 e a partir daí estamos na estrada levando públicos de todas as idades a essa viagem musical por lugares inusitados dos quatro cantos do mundo. Foram criados textos breves para contextualizar peculiaridades das diferentes culturas retratadas no palco", enfatiza a instrumentista.

MULTICULTURAL
O Mawaca é um grupo que pesquisa e recria músicas das mais diversificadas culturas musicais do mundo. É formado por um grupo vocal que interpreta canções em mais de 20 línguas acompanhadas de um grupo instrumental acústico: acordeon, violoncelo, flauta e sax soprano, contrabaixo, além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembé africano, berimbau, vibrafone e pandeirões do Maranhão.

Com seis CDs gravados, quatro DVDs e 20 anos de carreira, o Mawaca é referência no cenário da música étnica no Brasil, e é reconhecido pela sua pesquisa multicultural. O repertório do grupo é formado por músicas de tradições díspares como a japonesa e a irlandesa; de países tão distantes entre si como Finlândia e Japão, África Central e Indonésia, regiões diferentes como Oriente Médio e Península Ibérica. São temas ancestrais que possibilitam a pesquisa de sonoridades múltiplas revelando as características étnicas locais buscando sempre estabelecer inter-relações com elementos da música brasileira.

Serviço:
"Pelo Mundo com Mawaca"
Quando – Hoje, às 19 horas
Onde – Teatro Mãe de Deus (R. Rio de Janeiro, 700)
Ingressos esgotados

mockup