Sonho do teatro está na fase do anteprojeto
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 10 de março de 2006
Ana Paula Nascimento<br> Reportagem Local 
A dois anos e meio do fim do mandato do prefeito Nedson Micheleti (PT), é pouco provável que a construção do polêmico Teatro Municipal de Londrina seja efetuada no seu governo. Na audiência pública para discutir o assunto, realizada na última sexta-feira à noite, na Associação Médica de Londrina (AML), que contou na abertura com a presença do prefeito, o próprio secretário municipal de cultura Luciano Bitencourt incentivou a população a criar um movimento em prol ao Teatro Municipal e afirmou que ''temos a missão de incluir a construção do teatro em todos os programas de governo dos candidatos à eleição para prefeito de Londrina''.
A grande expectativa agora é que pelo menos seja finalizado o ante-projeto para a construção do prédio, seguindo a Lei de Licitação 8.666/93 que normatiza sobre a construção de prédios públicos. Para isso foi formado um grupo de estudo, sob indicação do Conselho Municipal de Cultura, que é composto por Luís Bertipaglia, Francelino França, Leonardo Ramos, Cláudio Garcia, Magali Kleber, André Sell e Luciano Bitencourt. O objetivo do grupo é elaborar os requisitos prévios que o teatro deverá ter, considerando as especificidades da área cultural da cidade, que abriga grandes eventos como o Festival Internacional de Teatro e o Festival de Dança. O esboço prévio foi apresentado na audiência e a comissão espera até o final do mês entregar esse documento para o prefeito Nedson Micheleti para que seja aberto o concurso nacional para a elaboração do anteprojeto, que ficará sob a responsabilidade do Instituto de Arquitetos do Brasil. Arquitetos de todo o país poderão participar e cada trabalho será avaliado por um corpo de jurados composto por sete arquitetos de renome nacional.
O teto máximo do custo total do projeto que deverá receber recursos do município, do Governo do Estado e da União ainda não foi determinado, mas uma pessoa que compõe o grupo de estudo disse que a viabilização do teatro esboçado atualmente ficaria em torno de R$ 20 milhões.
A atual proposta de construção contempla área comum, área técnica, setor administrativo, salas didáticas, sala de artes cênicas, sala de música, sala de artes visuais e artesanato e sala de múltiplo de uso, vestiários, cantina e sala de exposições. Para as salas de espetáculo, a sugestão é que sejam feitas três salas: duas com palco italiano (1.200 e 500 lugares, respectivamente) e mais uma sala, de 400 metros quadrados, no estilo de sala ''black box''.
Durante a audiência, que teve sala lotada, várias pessoas puderam fazer considerações sobre a parte técnica do projeto, que serão analisadas pelo grupo de estudo. O artista plástico Rubens Pillegi Sá criticou o objetivo da reunião e afirmou que o foco da discussão deveria ser como utilizar os recursos públicos para a restauração de prédios que já existem, como os antigos barracões de café. O pianista Marco Antônio de Almeida, também diretor do Festival de Música de Londrina, afirmou estar surpreso ao saber que existia um grupo de estudo na cidade para a elaboração do projeto do teatro e pontuou que deveriam ser utilizadas paredes móveis nas salas para o melhor aproveitamento do espaço.
O grupo de estudo deverá se reunir em breve para estudar as considerações levantadas e concluir o documento até o final do mês. O representante do Instituto de Arquitetos do Brasil João Virmond Suplicy Neto ressaltou que também são necessários a realização da análise topográfica do terreno e do Estudo de Impacto Ambiental. Quem quiser enviar mais sugestões, pode encaminhar e-mail para [email protected].
A secretaria de Cultura espera que em breve também seja definida a localização exata do terreno que será destinado à construção do teatro. A idéia é que seja próximo ao Marco Zero. Ontem, o empresário Raul Fulgêncio que integra a negociação do loteamento, na região leste da cidade, que tem área total de 257 mil metros quadrados sendo 20 mil metros quadrados destinados para a construção do teatro , informou que está praticamente fechada a construção no terreno próximo ao Marco Zero. ''Em no máximo um mês teremos essa definição e acreditamos que o teatro será um marco histórico para a cidade'', destacou.


