Reunindo uma gama de artes ricas e variadas em um único lugar, o SommoS Festival se define como um evento pluricultural que alia a música às mais diversas intervenções culturais. Diferente de tudo o que Londrina está acostumada a receber, o festival promete uma experiência única e inesquecível ao público neste sábado (5), a partir das 16h, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.

A sua proposta vai muito além um simples festival de música. O evento, que pretende sanar a carência cultural agravada pela pandemia, conta com quatro espaços que abrangem os mais diversos estilos sonoros, além de performances de dança, pirofagia e arte circense, batalhas de rima, exposições artísticas, pinturas neons e muitas outras surpresas que tornarão o momento ainda mais especial. Com a temática ligada à natureza, os palcos Bananeira, Ipê e Lótus receberão DJs do Brasil e do mundo.

Independentemente da forma que se leia, SommoS é sempre igual. Segundo a organização, o palíndromo simboliza a igualdade entre as forças que constroem o movimento. O tema desta primeira edição, “Sementes”, remete à "semente da união" que torna o evento possível, a partir da conexão de diferentes núcleos culturais e o fomento do trabalho conjunto.

“Nossa visão é viabilizar a manifestação artística de contracultura, construindo uma cena coletiva que propicie a expressão sonora e imagética de maneira ampla e integrada, dessa forma desconstruindo bolhas e preconceitos e criando espaço para um movimento de público aberto à diversidade das expressões culturais”, comenta Diego Fleuringer, diretor do festival.

O DJ britânico Kanio volta a Londrina depois de sete anos para participar do SommoS; ele se apresenta no Palco Ipê
O DJ britânico Kanio volta a Londrina depois de sete anos para participar do SommoS; ele se apresenta no Palco Ipê | Foto: Divulgação

CONHEÇA OS PALCOS

O Palco Lótus tem design assinado pela 4th Dimension Stages - mesma de eventos grandes como Playground Musical Festival, TribalTech, Flor da Vida - e abriga o melhor do psy trance. Uma das presenças confirmadas é Burn in Noise, projeto do artista brasileiro Gustavo Manfroni, que está entre os headliners nos principais festivais do gênero do mundo, tendo se apresentado no Boom Festival em Portugal, recentemente, e no Shankra, na Suiça.

Outras atrações do palco são LULiO - projeto dos DJs e irmãos Sr. Tune e Dundoo -, Visual Ears, Thauma, Lichtton e Xara, além do chileno Ital, com 15 anos de trajetória e pela primeira vez em Londrina, e o holandês Alex O'rion, um dos melhores artistas de música eletrônica da atualidade. Lótus terá ainda projeção mapeada, apresentando a arte visual do VJ Bang! e tornando a atmosfera psicodélica ainda mais harmônica em fusão com a música. A tenda, que possui formato de uma flor de lótus, é assinada pela empresa mineira Delirante.

O Palco Bananeira tem a curitibana Dunna no comando das luzes e do design. O sistema de som Funktion-One, da Rezsolutions, é considerado um dos melhores do mundo e faz a sua estreia em Londrina.

Na programação, a carioca Tata Ogan, que é DJ, percussionista, pesquisadora e produtora musical há mais 20 anos, tem trabalhos com artistas que vão de Marcelo D2 a Arnaldo Baptista, Samuca, Selva e Afroito. Vermelho é um dos expoentes da música eletrônica underground no Brasil e traz um som diferenciado para o palco, que conta também com Benjamim Ferreira, o duo Cremosa Vinil e o grupo de discotecagem Coletiva Cesta, com foco em brasilidades. O espaço recebe ainda os artistas locais Light The Jazz, Gustavo Veiga e Nate Mônaco. A curadoria é das festas Baile do LP e Festa Aqui e Agora.

Também sob regência da Dunna, o Palco Ipê convida o italiano Magnvm!, da renomada gravadora Dirtybrid, e o britânico Kanio, retornando a Londrina depois de sete anos. Rocksted, que tem conquistado os holofotes ao explorar novos horizontes musicais, também estará presente, além de Rodrigo, Salvez, Nes!, Zhor, Halfeld, AM Clã e Binaryh, o casal destaque do techno melódico. A dupla é precursora do gênero no Brasil e já se apresentou nos principais clubes e eventos do país. Internacionalmente, passou pela Alemanha, China, Grécia, Argentina, Líbano, Espanha e Inglaterra.

Com um conceito distópico, em um mundo pós-apocalíptico dominado por plantas mutantes, os palcos Bananeira e Ipê têm a qualidade de sonorização do sistema Pure Groove e são interligados por todos os lados, com grandes telões e surpresas visuais de VJ Ulster.

No centro do festival, o Palco SommoS Estrella Galicia é dedicado à produção autoral e local, selecionada por meio do edital SommoS Artistas, que obteve apoio da FUNCART (Fundação Cultura Artística de Londrina) e da marca Estrella Galicia. O processo seletivo recebeu centenas de inscritos até o fim de julho e um time de curadores especializados angariou artistas das mais diversas áreas para apresentação no festival ao lado dos convidados. As performances terão transmissão ao vivo, oferecida pela Sercomtel, em painéis de led no próprio evento e canais online de alcance nacional.

Entre os mais de 15 projetos locais selecionados, estão as bandas Luimlimbo, Caburé Canela, Abeque, Eletroímãs Catalíticos e De um Filho, De um Cego. O grupo Mandinga, o duo Looa, a cantora Camila Taari e a DJ e rapper Kachorrona também se apresentarão.

Cercado por food trucks e áreas de confraternização e descanso, o espaço possibilita uma melhor apreciação de todas as atrações, incluindo galeria de arte, praça de intervenções e palco de dança. O sistema de som terá formato em 270˚ para proporcionar cobertura total do local, sem interferir com os outros ambientes, e equipamentos de alto padrão. Acima da estrutura, telões irão exibir curtas-metragens nos intervalos musicais. A iniciativa tem apoio de Yashiro Imazu, artista visual e produtor do Festival Surrealia, além da colaboração da Vila Cultural e Rádio Alma e da FUNCART.

Supervisão: Célia Musilli/ Editora

Kanio, duo Binaryh e Burn in Noise: entre os DJs que desembarcam em Londrina para o festival de música eletrônica
Kanio, duo Binaryh e Burn in Noise: entre os DJs que desembarcam em Londrina para o festival de música eletrônica | Foto: Divulgação

SERVIÇO

SommoS Festival - Capítulo I - Sementes

Quando: sábado (5), das 16h às 4h

Onde: Parque de Exposições Governador Ney Braga (Av. Tiradentes, 6275 - Cilo II, Londrina)

Ingressos: a partir de R$ 85, à venda no site do Ingresso Nacional.