Antônio Mariano Júnior
De Londrina
Pela mitologia do candomblé, o ano que hoje se inicia vem com as bênçãos femininas. Ou seja, 2000 terá o domínio das águas representadas por duas orixás – Yemanjá (senhora das águas salgadas) e Oxum (senhora das águas doces). Assim dizem os búzios da yalorixá Mukumby Alagângue, a mais respeitada mãe-de-santo de Londrina. Sendo o ano regido pelas duas ayabás mais maternais, pode-se esperar um pouco mais de serenidade e fartura em relação aos anos anteriores marcados pela violência e pela peleja em se conseguir as coisas.
‘‘Não digo que será um mar de rosas, mas vai haver mais serenidade. No entanto, as pessoas terão que ter cautela no que fizerem’’– aconselha yá Mukumby. A yalorixá ressalta que neste ano as pessoas deverão ouvir, metaforicamente falando, os conselhos de mãe. Isto é, ouvir a própria consciência. É que, de acordo com Yá Mukumby, Yemanjá é considerada a mãe de todos os orixás. ‘‘O primeiro passo na iniciação ao Candomblé é entregar a cabeça para Yemanjá, a grande mãe, independente de ser filho deste ou aquele orixᒒ– explica ela.
Por isso, as pessoas deverão praticar sempre que possível um exame de consciência antes de tomar determinada atitude. Evocar sempre o bom senso. Uma vez pesados os prós e os contras, não se desviar em momento algum do objetivo pretendido. ‘‘Yemanjá e Oxum são maternais e sabem proteger. Mas por outro lado, o filho que erra será castigado’’– salienta a mãe-de-santo. Pelo fato de 2000 ser regido por duas orixás das águas é muito possível que seja marcado por acidentes naturais, principalmente maremotos e chuvas fortes.
Os filhos de Yemanjá são descritos como dóceis, altivos, fiéis e sempre preocupados com a alimentação (no sentido real ou metafórico) de seus afins. Preocupam-se com a estrutura familiar. São capazes de guardar segredos ao mesmo tempo em que podem passar para frente, ingenuamente, o que lhes foi confiado.
Já os filhos de Oxum são sensíveis, preocupados com os cuidados da casa, altruístas e vaidosos. Quando provocados, podem se tornar vingativos e traiçoeiros sem, necessariamente, apelar para a violência.




Reprodução

YEMANJÁElemento: água (salgada)
Domínio: mar
Cores: branco, prata e azul
Dia da semana: sábado
Saudação: Odô-yá



Reprodução

OXUM
Elemento: água (doce)
Domínio: rios e cachoeiras
Cores: amarelo ouro
Dia da semana: sábado (a partir do meio-dia) até domingo
Saudação: Ora-iê-iê-ô