Slides do real
SLIDES DO REAL
Grupo inglês mostra a tragédia de um sonho em espetáculo baseado em fatos verídicos
Telma Elorza
DivulgaçãoExpedição de Robert Falcon Scott: aventuras e desventuras no gelo
Em 1910, o explorador Robert Falcon Scott partiu para uma expedição à Antártida, com a intenção de ser o primeiro homem a atingir o Pólo Sul geográfico. Durante dois anos enfrentou o frio e as adversidades. Quando finalmente encontrou seu objetivo, uma desagradável surpresa o esperava: apenas um mês antes, o explorador norueguês Roald Amundsen tinha estado por lá. Desapontado, nada restava fazer senão voltar ao ponto de partida. Na viagem, Scott e seus quatro companheiros sucumbiram de fome e frio durante uma tempestade quando estavam a poucos quilômetros da base.
Estes fatos, verídicos, são a base do espetáculo Dead Mens Shoes (Os Sapatos dos Homens Mortos) que o grupo britânico Brith Gof apresenta de hoje a terça-feira, às 23 horas, no teatro Núcleo 1, durante a programação do Filo, em Londrina. O espetáculo está sendo apresentado pela primeira vez fora do País de Gales, na Inglaterra, onde estreou em outubro do ano passado.
Baseado no filme Scott of the Antarctic (1948) e em fotos e diários feitos pelos membros da expedição - especialmente as de um galês que integrava o grupo - a companhia conta a história verdadeira, evocando toda a pressão física, emocional e psicológica que aqueles homens enfrentaram por causa de um sonho. Para contá-la, o performer Mike Pearson se uniu a outro Mike, o Brookes, e criaram um espetáculo denso, com duas narrativas: um monólogo que narra os fatos - executado por Pearson - e um telão de 20X4 metros, onde são projetadas imagens da expedição, concebido e instalado por Brookes.
Segundo Mike Brookes, a idéia do espetáculo partiu de Pearson: galês por nascimento, Pearson estava há algum tempo revirando a história da expedição - principalmente sobre a participação de seu conterrâneo na mesma -, depois de uma grande pesquisa no Scott Polar Institute, em Cambridge. Brookes, por sua vez, transformou 50 fotos - raramentes expostas ao público - em centenas de slides, onde são mostrados detalhes de cada foto.
No palco, apenas Pearson e o telão. Sete projetores controlados por computador vão exibindo os slides enquanto Pearson narra a história. As narrativas seguem paralelas e perfeitamente sincronizadas. O texto e a imagem são complementares - explica Brookes.
Ao todo, são 75 minutos de espetáculo. Talvez o mais difícil de todos os apresentados nesta edição do Filo: um monólogo totalmente falado em inglês. É preciso ter uma boa noção do idioma para entendê-lo de uma forma concreta. Mas Brooke garante: com a performance de Pearson e as imagens, o público vai perceber o que está sendo contado. Talvez de uma forma abstrata, mas dá para ter uma idéia geral - afirma.
Dead Mens Shoes - com a companhia Brith Gof - de hoje a terça-feira, às 23 horas, no Núcleo 1 (Rua Quintino Bocaiúva, 1.243), em Londrina. Ingressos a R$ 10. Estudantes, idosos e funcionários da Universidade Estadual de Londrina têm 50% de desconto.





