SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com países da Europa saindo lentamente do confinamento imposto pela atual pandemia de coronavírus, produtores de cinema e televisão da França já começaram a se planejar para a retomada das gravações no audiovisual.

De acordo com a revista americana Variety, sindicatos e outras associações que representam funcionários do setor no país chegaram a um acordo em relação às condições para que as produções sejam de fato retomadas.

Aprovadas pelo Comitê Central de Higiene, Segurança e Condições de Trabalho na Produção de Filmes, Curtas e Comerciais, as regras agora foram enviadas para o ministro do Trabalho da França.

O documento de 40 páginas destaca medidas como a atuação de novos profissionais nos sets de filmagens --incluindo um consultor especializado na Covid-19 e funcionários responsáveis pela limpeza de adereços. As organizações também exigem que transporte privado seja disponibilizado para funcionários-chave das produções e que alimentos sejam fornecidos exclusivamente em bandejas individuais.

Quanto às gravações em si, o livro de regras determina que os sets devem receber no máximo 50 pessoas. Filmagens em ambientes abertos só devem acontecer se a produção for capaz de isolar e higienizar completamente a área em questão.

Para as cenas de aglomerações, caso os produtores se recusem a reescrevê-las ou gravá-las com o uso de máscaras para os atores, a condição é que estes sejam testados para a Covid-19, tenham suas temperaturas medidas e entrem em quarentena voluntária antes das filmagens.

A expectativa é que as novas regras causem um aumento significativo no orçamento e no tempo de produção de filmes, comerciais, séries e outros programas televisivos.

Entre os próximos títulos que devem retomar ou iniciar suas gravações em breve na França estão a série "Voltaire, Mixte", da Amazon Prime Video, e novos filmes de François Ozon, David Foenkinos e Fred Cavayé.