Teresa Cristina e Silvia Borba: cantora radicada em Londrina tem feito sucesso nas lives e ampliou sua rede de seguidores
Teresa Cristina e Silvia Borba: cantora radicada em Londrina tem feito sucesso nas lives e ampliou sua rede de seguidores | Foto: Instagram Divulgação

A voz afinada e as interpretações emocionadas e cheias de nuances de Silvia Borba já são bastante conhecidas do público londrinense que frequenta as melhores rodas de samba e choro da cidade. O que a cantora pernambucana radicada em Londrina não imaginava é seu canto ganharia projeção nacional justamente durante o período em que está afastada dos palcos por causa da quarentena. Ao aceitar o convite para cantar nas concorridas lives que a sambista carioca Teresa Cristina tem transmitido diariamente Silvia viu o seu público crescer exponencialmente.

“Foi uma loucura, em apenas 15 minutos de live eu já havia ganhado mais de 500 novos seguidores no Instagram” comenta Silvia ao revelar que dobrou de 1,7 mil para 3,3 mil o número de fãs na rede social desde que levou Teresa Cristina às lágrimas no primeiro encontro virtual que aconteceu há duas semanas.

Seguida por milhares de fãs, Teresa Cristina tem sido apontada como a rainha das lives no Brasil. Cantando à capela, sem acompanhamento de instrumentistas, as transmissões da artista são marcadas pela espontaneidade. Intercaladas por músicas e bate-papos, as lives diárias, que têm início por volta das 22 horas, têm contado com participações de grandes nomes da música popular brasileiras. Entre eles, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Zélia Duncan e Alice Caymmi.

A ponte entre Teresa e Silvia foi feita pela cantora Simone Mazzer. “A Simone me viu cantar no projeto Viva Elis promovido pelo Bar Valentino no ano passado. Quando percebi que ela estava na plateia cheguei a tremer, pois a considero uma cantora maravilhosa. Fiquei tão nervosa de pensar que ela me assistiria e não imaginei que ela fosse gostar tanto da minha apresentação a ponto de recomendar o meu nome pra outras pessoas”, relata Silvia.

Ela relata que o primeiro convite da carioca a pegou de surpresa. “Desde o começo da quarentena eu tenho acompanhado as transmissões da Teresa quase que diariamente. Uma noite eu estava assistindo à live quando ela me convidou para cantar. Eu disse que não estava preparada pois já estava deitada embaixo do cobertor com a luz do quarto apagada. Na segunda vez que ela me convidou, cinco dias depois, eu aceitei e fiquei sem ação ao vê-la chorar enquanto me ouvia”, conta.

Desde o primeiro contato, Teresa Cristina não tem poupado elogios à londrinense. “Foi seguindo um conselho de Simone Mazzer que convidei Silvia Borba pra dar uma canja na minha live. E de lá ela nunca mais saiu. Cantora excepcional, fora da curva, magnífica. Minha vontade é que o Brasil inteiro conheça essa voz”, afirmou em uma postagem no Facebook. “Ela tem uma emissão de voz com influências de Dalva de Oliveira e Araci de Almeida que me emociona muito. Começa a cantar e nos primeiros versos já ganhou a pessoa”, ressaltou a artista carioca pelo Instagram.

Os elogios e a generosidade da sambista emocionaram a londrinense. “Canto desde a minha juventude, quando me apresentava em bares de Recife. Mas ser elogiada de uma pessoa com a tarimba dela é muito emocionante. Eu sempre fui fã de Teresa Cristina, acho ela uma artista sensacional e nunca pensei que um dia a gente teria esse tipo de contato”, ressalta. Logo no primeiro contato, “TT” - como é carinhosamente chamada pelos seguidores - fez um convite inusitado à Silvia. “Eu faço lives temáticas nas quais faço homenagens a cantores e compositores que admiro e quero que você participe dela todos os dias, mesmo que seja pra cantar alguma música que não tenha nada a ver com o tema da noite”, disse a sambista.

O convite foi aceito de coração aberto pela londrinense. “Tenho cantando nas lives dela quase todas as noites. Essas participações se tornaram um trabalho diário para mim. Tenho recebido sugestões de repertório de pessoas de todos os cantos e quase não estou dando conta de fazer os serviços de casa pois além de ensaiar para cantar à noite passo grande parte do dia respondendo mensagens que me escrevem do Brasil inteiro por causa das lives. Isso tudo tem sido muito especial para mim”, concluir Silvia.