SHOWS - Festival fica mais pop
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 02 de dezembro de 2005
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
As noites sacolejantes já haviam apimentado as duas edições anteriores do Londrina Jazz Festival, chegando a promover euforia coletiva em algumas pistas de dança. A atmosfera de club volta a se impor neste fim de semana com a entrada de vertentes mais pop na programação-2005.
Mas não só. Há shows de puro improviso acústico nos palcos, a começar pela apresentação hoje, às 19h30, do baterista argentino Dámaso Cerruti no Circo Funcart. Ele traz o espetáculo ''Todas as Américas do Jazz'', no qual executa solos de bateria acompanhado de uma banda.
Criador e primeiro professor do Curso Técnico de Bateria na UEM-PR (o primeiro na América Latina), deu aulas também no CBM-RJ e na Faculdade de Musicoterapia-RJ. É um dos poucos concertistas de bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Em 1986, publicou o primeiro método de bateria editado no Brasil.
No concerto de hoje, os músicos que o acompanham partem de composições criadas exclusivamente para a bateria para improvisar dentro de temáticas rítmicas diferentes. O estilo, rotulado de ''american jazz'', abrange samba, chacarena, carnavalito, jazz, mambo, chaya, polka e outros ritmos do continente latino-americano.
Além do show, Cerruti ministra uma oficina amanhã no auditório da loja Sonkey Video Some e lança um livro na próxima terça-feira no Armazém do Músico. A oficina inaugura no Festival o projeto ''Jazz do Futuro'', que consiste num programa musical educacional com o objetivo de formar os novos músicos de jazz na cidade, os músicos do futuro.
O programa do workshop inclui uma breve história da bateria (com comentários e slides), introdução à teoria rítmica, composição de ritmos para bateria, análise atual do golpe, montagem da bateria, afinação, relaxamento, aquecimento e análise de uma gravação de um solo de Buddy Rich dentro de uma improvisação jazzística.
''O público necessita de orientação e de estudo sério e aprofundado a respeito desse instrumento, com base na educação e não na imitação'' apregoa ele. ''Aos jovens, fundamentalmente, não têm sido oferecidas muitas alternativas no aprendizado, pois os horizontes apresentados geralmente são limitados e direcionados para temáticas rítmicas específicas (rock, principalmente). A bateria, porém, pode expressar todos os ritmos do mundo''.
Cerruti lembra ainda que a bateria é um instrumento pessoal. ''Não existem dois bateristas iguais, nem duas baterias iguais. O ensino tem que deixar de ser fotocopiado para ser criativo, tem que deixar de ser informativo para ser formativo, tem que ter como objetivo a liberdade e não a massificação'' salienta.
Na terça-feira, ele faz o lançamento de seu livro ''Samba Bossa Nova Estudo do Ritmo e suas Variações'', editado pela editora da Universidade Estadual de Maringá (EDUEM) em três idiomas (português, espanhol e inglês). A sessão de autógrafos acontece às 19h30, no Armazém do Músico, com uma apresentação (master class) do músico.
Serviço:
Londrina Jazz Festival Dámaso Cerruti
Hoje: Show acompanhado de banda. Horário: 19h30. Local: Circo Funcart (Rua Souza Naves, 2.380). Ingresso: 1 kg de alimento não perecível.
Amanhã: Oficina de bateria. Horário: 14 horas. Local: Auditório da loja Sonkey Video Som (Rua Souza Naves, 09, térreo do Edi. Júlio Fuganti). Inscrição: R$ 10,00 (com direito a ingresso para o show de hoje).
Terça-feira (dia 6): Lançamento de livro e master class. Horário: 19h30. Local: Armazém do Músico (Rua Pernambuco, 247). Preço: R$ 20,00.
Mais informações no site: www.londrinajazzfestival.com.br


