Show em Londrina celebra os 50 anos de Chitãozinho e Xororó
Apresentação da turnê especial "Todos os Tempos", que celebra cinco décadas de carreira da dupla, será neste sábado (5), no Moringão
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 04 de agosto de 2023
Apresentação da turnê especial "Todos os Tempos", que celebra cinco décadas de carreira da dupla, será neste sábado (5), no Moringão
Walkiria Vieira

Uma carreira de 50 anos impõe respeito. Some-se a isso identidade, carisma e um legado capaz de influenciar tantos do gênero. Pois bem, os irmãos José Lima Sobrinho e Durval de Lima, reconhecidos artisticamente por Chitãozinho e Xororó são tudo isso e mais um pouco.
Das raízes do sertão à conquista das plateias metropolitanas não foi só um pulinho. Consagrados pelo público, somam mais 40 de milhões de discos vendidos e cinco prêmios Grammy e, também são aclamados como uma seleta parcela de músicos: entre os mais influentes no sertanejo.
Com tanto prestígio, do anúncio do show em Londrina, a compra de ingressos foi como rastilho de pólvora. Restam apenas lugares na área reservadas às arquibancadas. A apresentação integra a turnê especial "Todos os Tempos", em comemoração ao sucesso das cinco décadas carreira da dupla, neste sábado (5), no Moringão.
Em um posto que poucos chegaram, a carreira é também bastante admirada pela postura que a dupla sempre manteve. Segundo a biografia da dupla, foi de tanto observar e admirar que aprenderam todas as letras preferidas dos pais e cantavam as músicas com afinação. Xororó na primeira voz, imitando a mãe e Chitãozinho na segunda, como o pai. Quando o pai percebeu o talento dos pequenos, as festas juninas e clubes de Rondon – cidade do Paraná onde passaram a infância – viraram palco para as apresentações.
De acordo com informações da turnê, serão duas horas dedicadas à plateia com direito uma viagem no tempo. O público que se renova por gerações ouvirá ao vivo a trajetória de Chitão e Xororó por meio de canções como Fio de Cabelo, Evidências, Nuvem de Lágrimas e Pássaros.
Oficialmente, a comemoração seria em 2020, mas a pandemia só adiou o feito. As apresentações dessa produção tiveram início em abril e desde então a busca por prestigiá-los só comprova a história construída. Com jeito de caubói ainda, "CH e X", ostentam o reconhecimento por siglas. Diminutas, porém autênticas. Os meninos de Astorga, no Paraná, cresceram e foram longe. A turnê tem programação para Nova York, Miami, Orlando e Boston - nos Estados Unidos.
Além da fidelidade ao gênero e de romper preconceitos, a dupla sagrou-se também pelas parceiras: Bee Gees, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Djavan, Ivete Sangalo, Simone, Lulu Santos, AnaVitória, Kell Smith, Tânia Mara, o rapper Cabal, a banda Fresno, Andreas Kisser, do Sepultura, Maria Gadú, Alexandre Pires, Fafá de Belém, Fábio Jr. e o maestro João Carlos Martins. Deixo Zé Ramalho por último para destacar a interpretação de Sinônimos - por sua vez, singular.
Além de colocar o pé na estrada, a comemoração dos 50 anos tem documentário, gibi e filme. O primeiro show dos pioneiros do sertanejo nessa agenda foi realizado em Campinas. A estrutura do palco, que inclui painéis de led para a exibição de trechos de vídeos e clipes antigos dos irmãos, tornou o show o mais bem produzido para quem já assistiu.
Serviço
Turnê "Todos os Tempos" Chitãozinho e Xororó
Quando: 5 de agosto, às 22h
Onde: Ginásio de Esportes Moringão - Rua Gomes Carneiro
Valor: a partir de R$ 255, à venda no site do Guichê Live

