SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais de modo geral estão suspensas. As aglomerações estão proibidas para shows, exposições, cinemas e teatros, e muitas pessoas estão passando o tempo em casa, enquanto aguardam por uma melhora nas condições de saúde pública.

Neste cenário, artistas e produtores estão shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias cinematográficas que foram para o streaming, canais de TV com o sinal aberto, visitas virtuais a museus e espetáculos de dança e teatro filmados e disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta quarta (25).

Música

O MIS (Museu da Imagem e do Som) adiciona ao seu canal do YouTube bate-papo com Nando Reis, parte do projeto mensal "Notas Contemporâneas".

O festival Fico em Casa também continua com streaming de shows caseiros no Instagram, entre as 13h30 e as 23h. A programação tem Luedji Luna às 14h, Castello Branco às 19h, Dudu Nobre às 22h30, e Rennan da Penha às 23h, entre muitos outros. Veja a programação completa na página do festival.

Dança

A São Paulo Companhia de Dança apresenta, em seu canal do Youtube, os bastidores da criação de "La Sylphide" (2014) obra coreografada por Mario Galizzi. O espetáculo completo entra na sexta-feira (27), também na plataforma de vídeos.

Teatro

A produtora Teatro Z continua a disponibilizar espetáculos online em seu site. Nesta quarta, a ópera solo "Na Boca do Cão", pode ser assistida das 18h às 0h. O espetáculo reúne música, dança e teatro a partir da história de vida da soprano e protagonista Gabriela Geluda. A direção é de Bruce Gomlevsky.

Artes Plásticas

Também no canal do MIS, há debate sobre o documentário "Espaço Além", sobre Marina Abramovic, com Luciana Saddi, o psicanalista João Frayze-Pereira, o diretor Marco del Fiol e Silas Martí, editor do Núcleo de Cultura da Folha de S.Paulo.

Cinema

Para os fãs da trilogia "Senhor dos Anéis", é possível fazer um tour virtual pelo set de filmagens, que fica na cidade de Matamata (cerca de 160 km de Auckland), na Nova Zelândia. A vila utilizada nas gravações chegou a ser desmontada após os filmes, mas dez anos depois, com as filmagens de "O Hobbit", foi reconstruída. Para ver as casas com portas redondas do condado ou a taberna frequentada pelos hobbits, acesse aqui.

Para assistir um longa, há alguns que têm liberado links individuais. É o caso de "A Morte de J.P. Cuenca", dirigido pelo escritor João Paulo Cuenca e inspirado no seu livro "Descobri que Estava Morto", que pode ser assistido aqui.

Literatura

A empresa Amazon disponibilizou ebooks para serem baixados gratuitamente em seu site. Entre os títulos de destaque há "Dom Casmurro", de Machado de Assis, "Sejamos Todas Feministas", da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie e "Contos de Terror, de Mistério e de Morte", de Edgar Allan Poe.