Curitiba - Para quem aprecia falar que Curitiba é uma cidade de primeiro mundo, meio européia, o momento é de orgulho. Para quem não dá a mínima para essas comparações, mas gosta de ter o que fazer, de ter cultura ao alcance da mão, o momento é dos melhores. A abertura da loja de departamento Fnac, um espaço onde tudo relativo à comunicação é vendido, há cerca de duas semanas, já muda a rotina da Capital.
Já na inauguração que levou cerca de 2 mil pessoas ao local e causou a maior muvuca a Fnac trouxe shows dos mais variados estilos para cá. Como o soul de Cláudio Zolli, o pop de Skank, a brasilidade de Daúde que, aliás acaba de ser indicada na categoria de World Music a receber o prêmio EMMA na Inglaterra. Nesta semana, chegaram o virtuosismo de Yamandú Costa, a modernidade regionalista do Nenhum de Nós e hoje um grande veterano do samba de boa qualidade: Martinho da Vila.
O show que Martinho faz logo mais é aberto ao público e acontece num espaço montado pela Fnac em meio aos corredores do ParkShopping Barigui. Gratuita, a apresentação deve durar cerca de uma hora e, pode, ser apreciada não só por quem retira seus ingressos na Fnac, mas também por todo mundo que está lá dentro.
Como poucos, Martinho da Vila vem se reciclando. Há alguns anos lançou a canção Mulheres (''Já tive mulheres de todas as cores. De várias idades de muitos amores. Com umas até certo tempo fiquei/ Com umas apenas um pouco me dei''). Nela os versos de Toninho Geraes ganharam uma interpretação malandra e popular que também dificilmente algum brasileiro que ouça música em geral não tenha ouvido um só acorde.
Em seu último trabalho, ''Conexão'' Martinho relê a música, só que a mistura com frases em francês. Uma estratégia que garante o consumo de sua voz inconfundível na terra dos donos da Fnac, loja que o traz com exclusividade hoje para a cidade.
Atualmente, além de fazer shows, Martinho da Vila comanda o Grupo Empresarial ZFM. O ZFM agrega um selo musical para lançar outros artistas e sua própria editora, onde o músico lançou seu primeiro romance ''Joana e Joanes.''

Serviço:
- Show de Martinho da Vila na Fnac do ParkShopping Barigui, às 19 horas. Entrada gratuita. Maiores informações: (0xx41) 21412000.