SHOW - Explosiva mistura de sons
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 18 de março de 2005
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
O rock-maracatu desembarca na Cidade Canção. A banda Nação Zumbi, que tocaria ontem em Curitiba, se apresenta amanhã em Maringá. É o principal destaque na programação musical deste final de semana na região. O show começa às 21 horas, no Velvet Bar.
Sem disco novo para promover, o grupo pernambucano traz o repertório de seus cinco álbuns, dois deles gravados sem a presença carismática de Chico Science (1966-1997). O mais recente, homônimo à banda, saiu há três anos pela Trama mantendo a explosão percussiva que lhe garantiu prestígio até no exterior.
O último lançamento foi um DVD, que chegou às lojas no ano passado reproduzindo imagens de suas apresentações incendiárias. Nação Zumbi é a expoente máxima do ''mangue beat'', movimento cultural gestado em Recife em meados dos anos 90 com a proposta de conectar as manifestações populares de raiz com o universo do mundo pop na era da simultaneidade da informação.
Com a morte de Chico Science, não foram poucos os que viram o fim da banda, especialmente pela liderança exercida pelo vocalista sobre os demais componentes. Não foi, porém, o que ocorreu. A banda resistiu à perda levando adiante as idéias do companheiro, como provaram os dois álbuns gravados posteriormente.
A formação se mantém com Jorge Du Peixe (vocal), Lúcio Maia (guitarra), Alexandre Djengue (baixo), Toca Ogam (percussão), Gilmar Bolla 8 (percussão) e Pupilo (bateria). O som continua vigoroso misturando maracatu, grooves funky, levadas de dub e guitarras pesadas. Show imperdível.
Serviço:
- Show da Nação Zumbi. Amanhã, às 21 horas, no Velvet Bar (Av. Tiradentes, 149), em Maringá. Ingressos: R$ 15,00. Pontos de venda: lojas 775 (nos shoppings Aspen Park e Avenida Center) e Posto Oasis (na Texaco, Av. Paraná). Mais informações: (44) 269-3030.


