| |

Folha 2 5m de leitura

SHOW - Cantora diz a que veio

ATUALIZAÇÃO
31 de dezembro de 1969

Katia Michelle Pires<br> Equipe da Folha
AUTOR

Curitiba Para quem insiste em fazer comparações entre o primeiro e o segundo disco, que acaba de ser lançado, Vanessa da Mata tem a resposta na ponta da língua. ''No primeiro (Vanessa da Mata, Sony, 2002) eu tive um excesso de cuidado. Eu tive medo de experimentar. Agora estou mais extrovertida e assumi todos os lados, do pop ao romântico. São trabalhos diferentes'', diz a cantora e compositora matogrossense. E é o repertório do segundo disco, ''Essa boneca tem manual'' (Sony), que Vanessa apresenta hoje, em Curitiba.
O disco vendeu quase 20 mil cópias em menos de uma semana. As músicas que integram o novo trabalho foram escolhidas cuidadosamente pela cantora. São composições próprias, em parceria com Liminha, que produziu o primeiro CD da cantora e ainda uma interpretação peculiar de ''História de uma Gata'', de Chico Buarque e outra para uma composição de Caetano Veloso (''Eu sou neguinha'').
O critério de seleção foi pessoal, conforme salienta Vanessa. ''Selecionei músicas que ficaram muito tempo na minha cabeça e também aquelas em que a melodia promovem uma certa reflexão'', revela. Em entrevista a Folha 2, por telefone, a cantora disse que procurou dar equilíbrio ao disco para não deixá-lo nem tão alegre, nem tão triste. A intenção é transformar ''Essa boneca tem manual'' em DVD. A gravação deveria acontecer no início de novembro, mas a data foi adiada pela gravadora.
Vanessa adianta que gostaria que o DVD tivesse participação de artistas que foram fundamentais em sua trajetória. Como Maria Bethânia, que em 1999 gravou a música ''A força que nunca seca'', composta por Vanessa em parceria com Chico César e, de certa forma, impulsionou a carreira da então estreante compositora. O próprio Chico Cesar e Nelson Motta também serão convidados.
E embora a cantora não esteja (ainda) pensando em um novo disco, já que está envolvida essencialmente no trabalho recém-lançado, adianta que a gravação do DVD pode ter algumas músicas inéditas. ''Ontem mesmo compus duas novas músicas'', diz. Apesar de não tocar nenhum instrumento, Vanessa tem um ritmo incessante de composição.
''Como eu não toco nada, tenho uma liberdade maior. Componho como num repente, não fico burilando muito. Raramente desenvolvo uma idéia a partir de um refrão, só quando vale muito a pena. Prefiro transferir a energia para compor uma música que flua com maior rapidez'', resume. Agora a cantora está estudando guitarra. Sozinha, porque confessa não ter muito disciplina para aulas.
Depois de Curitiba, a cantora ainda faz turnê nacional por São Paulo e algumas cidades do Nordeste antes de seguir para uma temporada de shows em Portugal, Paris e Itália. No show, a cantora é acompanhada por Guilherme Kastrup (bateria e percussão); Luciano Barros (contrabaixo); Marcelo Jeneci (teclado, violão e sanfona); Ricardo Prado (violão e guitarra) e Fernando Catatau Júnior (guitarra).

Serviço:
- Show com Vanessa da Mata e Banda. Hoje, às 21 horas, no Teatro Fernanda Montenegro (Shopping Novo Batel), em Curitiba. Ingressos a R$ 35,00.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS