Ninguém, a essa altura, ousaria dizer que nunca ouviu a Banda Calypso. Atual fenômeno de vendas da indústria fonográfica, o grupo de Belém do Pará toca ostensiavamente em todo lugar no rádio, na tevê, no churrasco de sábado, na casa do vizinho, no carro que insiste em passar em frente das casas com o volume no talo.
E hoje é o dia deles em Londrina. A cantora Joelma, o guitarrista Chimbinha e toda a equipe de músicos, técnicos e bailarinos do grupo desembarcam na cidade para mais um show da turnê ''Calypso pelo Brasil''. A apresentação acontece no Ginásio do Moringão com apoio promocional da Folha de Londrina que, desde a semana passada, está publicando anúncios-bônus para os leitores obterem desconto no preço dos ingressos.
Os portões abrem às 18 horas. O show começa às 21 horas. No palco, Joelma se apresenta com figurino cintilante e salto plataforma, acompanhada pelos riffs de Chimbinha e pelas coreografias das dezenas de dançarinos. O repertório reúne sucessos como ''A Lua Me Traiu'', ''Choro Por Você'', ''Pra Me Conquistar'', ''Primeiro Amor'' e ''Isso é Calypso''.
O caldeirão sonoro mistura calypso, cúmbia, boi-bumbá, lambada, axé, ska, carimbó e guitarrada ribeirinha. A banda iniciou suas atividades em 1999, quando a cantora Joelma deixou o grupo Fazendo Arte para gravar seu primeiro CD solo. No estúdio, encontrou o guitarrista Chimbinha, muito requisitado pelos artistas paraenses. O disco acabou tornando-se o primeiro da Banda Calypso, cujo nome foi inspirado num ritmo caribenho.
O CD, intitulado ''Vol. 1'', vendeu mais de 500 mil cópias abrindo as portas do sucesso para a dupla. O suingue contagiante e as letras de apelo popular ultrapassaram as fronteiras regionais para conquistar todo o País. A agenda ficou congestionada, com 240 shows por ano e média de 25 mil pessoas em cada apresentação. No Orkut, os fãs criaram comunidades que somam mais de 100 mil membros.
Calypso já lançou 8 CDs, dois DVDs e duas coletâneas que já totalizaram seis milhões de cópias vendidas. Emplacou uma proeza histórica ao manter quatro discos simultaneamente na lista dos 50 CDs mais vendidos, além de dois DVDs entre os 20 mais comercializados. Recentemente, o grupo lançou uma revista para fãs e fundaram um selo de música cristã (Calypso de Deus).
Atualmente finalizam a edição do novo DVD, que terá o nome da atual turnê. Previsto para chegar às lojas no final do mês, o produto reunirá gravações registradas em cinco capitais brasileiras Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belém. Além dos shows, incluirá imagens de pontos turísticos e das belezas naturais dessas cidades.
Paralelamente aos retoques finais no material captado, o grupo prepara a documentação para mais uma viagem ao exterior. Calypso será a principal atração da 22 edição do ''Brazilian Day'', que ocorre dia 3 de setembro em Nova York em comemoração à independência brasileira nos Estados Unidos. Por essas e por outras, convém chegar cedo hoje ao Moringão, que deverá receber um público recorde.

Serviço:
- Hoje: Show da Banda Calypso. Horário: 21 horas. Local: Ginásio do Moringão. Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (para estudantes, aposentados e para quem apresentar o bônus da Folha ou levar 1kg de alimento não perecível). Pontos de venda: Royal Plaza Shopping, Móveis Brasília, Stop Jeans e Posto Bella Suíca. Informações: (43) 3323-9101.