No palco do Cine Teatro Ouro Verde, Miles Davis e Luiz Gonzaga se encontrarão durante o show “O Jazz nas Entrelinhas”, nesta sexta-feira (14), em uma conversa musical que vai movimentar o FIML (Festival Internacional de Música de Londrina). Os músicos Sergio Reze (bateria e gongos melódicos), Gabriel Zara (contrabaixo), Marcello Casagrande (vibrafone) e Luciano Silva (guitarra) se reúnem para uma apresentação que traz desde temas do jazz americano até clássicos da música popular brasileira.

LEIA MAIS

Sétimo filme da franquia Missão Impossível estreia nos cinemas

O baterista Sergio Reze explica que o show é fruto do trabalho realizado na “Oficina de Prática de Jazz e MPB” do FIML, que teve os músicos - à exceção de Casagrande - como professores e reuniu cerca de 40 alunos ao longo desta semana. Tanto é que, além da apresentação do quarteto, nesta sexta, haverá um recital dos estudantes no sábado (15).

“A proposta pedagógica é fazer com que os alunos de instrumentos tenham uma imersão no fazer musical, na realidade de se fazer música, que é se juntar e tocar com os outros”, destacando que “encontro” é uma das bases do jazz, assim como a espontaneidade e a improvisação. “Não a provisão caótica, mas dentro de uma estrutura.”

O repertório traz “Bicycle Ride”, de Toninho Horta; “I will catch you”, de John Scofield; “Tabarka”, de Keith Jarrett; “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira; “Maracatu”, de Egberto Gismonti; “Sirabhorn”, de Pat Metheny; “Miles Ahead”, de Miles Davis; “Cravo e Canela”, de Milton Nascimento/Ronaldo Bastos; e “Vento Bravo”, de Edu Lobo/Paulo César Pinheiro.

Esses encontros musicais, que se refletem também nas composições escolhidas, são uma das características mais marcantes do festival para Reze. Sua primeira participação foi em 1998, quando ele havia recém-chegado de uma temporada fora do Brasil.

“Eu percebo que esse é um festival que já está maduro e que traz para a cidade, para a sociedade, uma riqueza através da cultura, que é um patrimônio local”, avalia o baterista, que descreve o Ouro Verde como um símbolo de Londrina e um bom palco para tocar.

BATERIA

Reze também ressalta que a bateria é um instrumento que tem suas particularidades dentro do jazz e que, nesse gênero, pode se desenvolver “da forma mais sofisticada”. Isso porque, além de ter função rítmica, também tem papel solista, como o saxofone ou o piano. Tanto é que muitos bateristas de jazz são lembrados como lendas, caso de Gene Krupa (1909-1973) e Buddy Rich (1917-1987), por exemplo.

“Você está tocando com os outros instrumentos e tem as conversas que vão acontecendo, as frases musicais dos instrumentos - uma interlocução no momento da música. A bateria tem esse papel de ser um instrumento de diálogo e de solo tanto quanto os outros”, explica Reze.

ALUNOS DA OFICINA TAMBÉM FAZEM SHOW

Os cerca de 40 alunos que participaram da “Oficina de Prática de Jazz e MPB” do FIML (Festival Internacional de Música de Londrina), que foi ministrada pelos professores Sergio Reze, Gabriel Zara, Mateus Gonsales e Luciano Silva, terão a oportunidade de apresentar o resultado desse encontro musical no sábado (15), no palco do Centro Cultural da AML (Associação Médica de Londrina).

Segundo Sergio Reze, os estudantes serão divididos em grupos de cinco a seis músicos para a apresentação que, assim como o show dos professores na sexta-feira (14), trará no repertório temas clássicos do jazz americano e música brasileira - como “Equinox”, de John Coltrane, e “Insensatez”, de Tom Jobim.

O professor ressalta que a música é uma arte que propicia esses encontros - muitas vezes entre músicos que não se conhecem, ou que nunca tiveram a oportunidade de tocar juntos.

“É uma linguagem universal. Você encontra pessoas de todos os cantos, convive durante uma semana e faz música com elas. Tem diálogos com essas pessoas através de uma linguagem abstrata, mas que é humana e não tem fronteiras”, diz Reze.

Para o professor, “é muito bonito” observar o resultado do trabalho da oficina. “Você chega no fim de semana e vê que eles conseguiram tornar concreto uma peça musical que eles ensaiaram”, completa. “Quando você entrega isso no show e compartilha com o público, é um sentimento que não dá para explicar em palavras, é maior que uma explicação racional.”

SERVIÇO

43º FIML

“O Jazz nas Entrelinhas”

Quando: sexta-feira (14), às 20h

Local: Cine Teatro Ouro Verde (rua Maranhão, 85)

Ingressos: R$ 30 inteira e R$ 15 na plataforma Sympla

*

“Jazz em Oficina”

Quando: sábado (15), às 14h30

Local: Centro Cultural AML (em frente à Concha Acústica, na rua Maestro Egídio Camargo do Amaral)

Ingressos: Gratuitos

*

"Banda de Garagem"

Quando: sexta-feira (14), às 14h

Local: Cultura Hall

Gratuito

*

Bate-papo sobre o livro : Sete Cordas: Técnica e Estilo", com Rogério Caetano

Participação: Gian Correa e Roda de Choro

Quando: sexta-feira (14), às 16h

Local: Livraria Olga, às 16h

Gratuito

*

Apresentação Oficinas de Canto

Quando: sexta-feira (14), às18h30

Local: AML

Gratuito