Fernando de Noronha Na palestra de boas vindas, o turista fica sabendo que há apenas uma mulher para cada sete homens na ilha, que a criminalidade é zero e que o melhor hospital é o aeroporto. Segundo uma pesquisa do IBGE é em Fernando de Noronha a maior proporção de companheiros mais jovens que suas mulheres: 37,7%. São 3 mil habitantes, mais a população flutuante de 500 pessoas.
A ilha principal deste arquipélago vulcânico isolado no Atlântico Equatorial Sul, tem uma área de 18,4 km2 e constitui 91% da área total. Vale a pena conhecer também as ilhas Rata, Sela Gineta, Cabeluda, São José e as ilhotas do Leão e da Viúva. Estudos realizados demonstram que a formação do arquipélago data de 2 a 12 milhões de anos.
A única ilha habitada do arquipélago, Fernando de Noronha exerce uma atração mágica sobre os visitantes. Incrível, os turistas preferem realizar caminhadas e mergulhos, do que se estirar ao sol, como na maioria absoluta das outras praias brasileiras. Para os mais preguiçosos, a sugestão é um passeio de barco que parte do porto e segue até a Ponta da Sapata. No caminho, os golfinhos costumam aparecer.
Não deixe de fazer um mergulho de snorkel de apenas 40 centímetros de profundidade na Praia do Atalaia. Há uma grande diversidade de espécies marinhas, incluindo moréias. É preciso checar o horário de visitação no telejornal da ''TV Golfinho'', que passa depois da novela das 18 horas, na ''Globo''. A visitação é restrita cem pessoas por dia e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fiscaliza mesmo. É possível alugar nadadeiras, máscara e snorkel nas pousadas.
Mergulhadores credenciados fazem a festa em Noronha, são 16 pontos de mergulho com formações rochosas, lajes, cavernas e grutas. Quem nunca mergulhou pode fazer o batismo, o instrutor desce de mão dada. Há também o plana sub, uma espécie de mergulho com esqui aquático. O turista segura uma prancha de acrílico transparente, coloca máscara, snorkel e nadadeiras e é puxado pela lancha durante 30 minutos. Pode ficar na superfície ou descendo e subindo.
Fernando de Noronha está entre os cem melhores locais para se viver no Brasil, segundo índices de desenvolvimento humano municipais (IDH-M), único representante do Nordeste.
O arquipélago apareceu pela primeira vez num mapa em 1502, elaborado por Cantino, sob o nome de Quaresma. Porém, a descoberta foi atribuída a Américo Vespúcio, integrante da expedição exploradora de 1503. O nome Fernando de Noronha vem de uma adaptação livre da Fernão de Loronha, patrocinador da viagem de Vespúcio e que recebeu o lugar como capitania hereditária. Mas Loronha nunca visitou o local. Por isso, foi invadido diversas vezes por franceses, que batizaram o local de Isle Delphine (Ilha dos Golfinhos em português) e por holandeses, que ali se instalaram entre 1629 e 1654, chamando-a de Pavônia.
Os portugueses só conseguiram expulsar os franceses em 1737, e para protegê-la construíram dez fortes, entre eles o Forte dos Remédios e o Boldró. (S.H.)

mockup