Estreia nesta quinta-feira (14) o projeto audiovisual denominado “Sete Conhaques”, com base em poema homônimo e inédito de Ivan Dias, escritor e professor mineiro radicado em Londrina. O filme poderá ser acessado gratuitamente, às 20 horas, no canal do Festival Literário de Londrina, o Londrix 18 ANOS, no YouTube

Com duração de aproximadamente cinco minutos, “Sete Conhaques” é interpretado por Antônio Mariano Júnior, jornalista, escritor e músico; e Chris Vianna, atriz, poeta, professora, produtora cultura e diretora geral do Festival Literário de Londrina, o LONDRIX.

O poema integra o livro “Drummondiano”, ainda por ser publicado, em que o autor reverencia a poética de Carlos Drummond de Andrade. Os poemas foram produzidos no início deste ano. “Eu me propus a focar em Drummond, com quem me identifico pela maneira de escrever”, explica Ivan Dias, que além de poeta atuou como docente, durante 35 anos, no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

“Sete Conhaques “contém reverberações advindas de “Poema de Sete Faces”. Foi escrito, segundo Ivan Dias, para homenagear um amigo, que se deixou levar – e foi levado – pelo vício do álcool.

Assim o poeta Ivan Dias descreve seus sentimentos: “Dos muitos botecos que frequentei, nos diversos lugares em que morei - Sete Lagoas, Brasília, Rio de Janeiro, Londrina -, um tipo de personagem sempre surgia: os que faziam do álcool a sua rotina. Distantes ou próximos, acabei por acompanhar as histórias de alguns desses seres humanos e pude saber dos vários motivos - pessoais, econômicos, amorosos – que os levaram a entrar nessa penosa rotina. Em ”Sete Conhaques”, presto uma breve e singela homenagem a um amigo muito próximo, que permaneceu boa parte de sua vida nas garras de algum anjo torto que o atormentava, sem que eu soubesse bem o porquê “.

Com duração de aproximadamente cinco minutos, além de vozes o projeto “Sete conhaques” ganhou imagens, performances, música e roteiro cinematográfico. A produção é de Chris Vianna, através da Controvento.

O filme tem direção de Carlos Fofaun Fortes e música de Eduardo Benvenhu. As performances artísticas contam com Vitor Manuel Nata Santos, Miguel Leiras e Brenda Castro. Assistente de produção: Adrielle Santos Oliveira

BIOGRAFIA

Ivan Frederico Lupiano Dias tem 71 anos, é natural de Sete Lagoas (MG) e reside em Londrina (PR). Atuou por 35 anos como professor no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina. Escreve poemas desde a adolescência, mas somente publicou livros a partir de 2009. Tem quatro livros de poesia publicados: “Apanhado de Um Outro Olhar” (Editora Corifeu, 2009), “Olhares do Interior” (Editora Scortecci, 2010), “O Céu das Coisas” (Editora Scortecci, 2016) e “A Rua que Eu Habitava” (Editora Anome Livros, 2017). Foi um dos contemplados do projeto audiovisual Poesia Voando (em 2021), com o poema “Chieko Ito quer Morrer”, patrocinado pelo programa Municipal de Incentivo à Cultura, o PROMIC. Ivan Frederico Lupiano Dias, nome completo, graduou-se em Física pela UNB. Concluiu o mestrado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro. Doutorou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais. Como acadêmico, publicou algumas obras, entre elas “Polímeros Semicondutores” (2012), “Reflexões sobre Universidade e Desenvolvimento” (2019) e “Lições sobre Desenvolvimento” (2021).

* Com assessotia de imprensa

SERVIÇO:

Estreia gratuita do projeto audiovisual “Sete Conhaques”, a partir de poema homônimo de Ivan Dias.

Onde: No canal do Londrix 18 anos, no YouTube (o link abre às 20h)

Intérpretes: Antônio Mariano Júnior e Chris Viana

Produção: Chris Vianna

Assistente de produção: Adrielle Santos Oliveira

Filme de Carlos Fofaun Fortes

Música Eduardo Benvenhu

Apresentando: Vitor Manuel Nata Santos, Miguel Leiras e Brenda Castro

Agradecimentos: Sala 6

Parceria: Londrix – Festival Literário de Londrina e Atrito Arte Editora

Realização: ControVento