Em respeito ao decreto municipal que determina a suspensão imediata de todos os eventos com aglomeração acima de 50 pessoas, as sessões de cinema em Londrina estão suspensas em todos os locais - Cine-Com Tour/UEL, Cineflix, do Aurora Shopping, Cine Multiplex, no Catuaí Shopping, Cinesystem, no Londrina Norte Shopping, Cinemark, no Shopping Boulevard e Cinemas Lumière, no Royal Plaza Shopping.

Até quarta-feira (18), os Cinemas Lumière, no Royal Plaza Shopping e Cinesystem, planejavam manter as operações - com número de pessoas no espaço e distância entre as poltronas. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Cinesystem, no Londrina Norte Shopping se reposicionou e comunica que as 26 operações da Rede Cinesystem Cinemas, instaladas em 10 estados do Brasil, estarão fechadas a partir desta quinta-feira, 19/03. "Entendemos que, assim, contribuímos de forma significativa para que o controle do Coronavírus ocorra o mais rápido possível e o País possa retomar a normalidade econômica e social". A rede acrescentou ainda que o compromisso maior da Cinesystem neste momento de crise nacional é com a saúde e bem-estar de todos. "Por isso, a exibidora assume o compromisso de voltar a operar somente quando as autoridades competentes validarem tal decisão", esclarece.

.
. | Foto: iStock

O Cinemark, que fica no Shopping Boulevard, informou também, que respeitará o decreto e as atividades locais serão suspensas e também enviou uma nota da Federação das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec ), que pede o fechamento das salas de cinema. "A Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas) vem a público pedir aos governadores e prefeitos que determinem o fechamento das salas de cinema de seus estados e cidades, na forma da lei. As empresas exibidoras entendem que a grave situação colocada pela pandemia da Covid-19 é urgente e demanda uma resposta rápida que somente o Estado está habilitado a tomar. Infelizmente o fechamento das salas por iniciativa das empresas demandaria negociações com cada uma das empresas administradoras de cada shopping onde existe uma sala de cinema, o que seria penoso e lento. Os shoppings pertencem a diferentes grupos econômicos, com participação de investidores, fundos de previdência, fundações e outros, o que demandaria diversas instâncias de negociação, resultando num prazo para solução dos problemas que a saúde pública não tem. O bem estar dos espectadores de cinema e dos funcionários das empresas de cinema é hoje a nossa prioridade", informa.