Neste sábado (8), às 14h30, será realizada no Espaço Villa Rica uma edição especial do cineclube Sessão Kinopus: serão exibidos quatro curtas londrinenses: “Marmita”, de Guilherme Peraro; “Dodói”, de Raquel Deliberador; “Rastros de Sangue”, de Victor Hugo Santos; e “O Roubo do Trator”, de Diogo Blanco. A sessão conta com entrada frança e tem classificação indicativa de 12 anos. Logo após a sessão haverá um debate com os realizadores na Sala Londrina sob mediação do cineasta Rodrigo Grota. Criado em 2015, o cineclube Sessão Kinopus promove sessões no Espaço Villa Rica desde 2022, onde integra as atividades do E-Cria hub e conta com apoio do Lavi (Londrina Audiovisual). Confira as informações sobre os filmes:

Marmita (2025, 21 min), de Guilherme Peraro

Com Kawan Eduardo Petenassi, Lourenço Cândido dos Santos e Silas Pinheiro

Sinopse

Dois operários da construção civil, Lourenço e Cícero, se veem em dificuldades com Manchinha, uma criança que trabalha para o tráfico de drogas local, que rouba suas marmitas para comer.

Saiba mais

Sexto curta dirigido por Guilherme Peraro, um dos fundadores da Mostra Londrina de Cinema e da produtora Kinopus. Antes Peraro havia dirigido os curtas ‘Pressa’ (2001), ‘Parque Guanabara’ (2013), ‘Os Tiranos Não Passeiam’ (2018), ‘Diligência’ (2019) e ‘Se Eu Quiser Morrer Agora’ (2019). Rodado em setembro de 2023 em Assis, no interior de São Paulo, ‘Marmita’ teve uma pré-estreia em outubro de 2024 na Mostra Curta Velho Oeste, em Assis, onde conquistou uma Menção Honrosa. Em janeiro de 2025, o filme conquistou o prêmio Canal Brasil de Melhor Curta da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Esta será a primeira exibição do filme em Londrina.

Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Guilherme Peraro; Produção: Fernanda Scudeller; Direção de Fotografia: Mayara Afonso; Direção de Arte: Beatriz Xavier; Som Direto: Giovani Nori; Desenho de Som: Guilherme Peraro e Guilherme Xavier; Montagem: Guilherme Xavier Ribeiro; Mixagem de Som: Tiago Pierucci; Música e Edição de Som: Tiago Pierucci e Guilherme Xavier Ribeiro; Produtora: Mamboa Filmes; Coprodutora: Kinopus

Classificação Indicativa: Livre

Trailer:

Dodói (2025, 11 min), de Raquel Deliberador

Com Mariana Chinchila, Felipe Rost, Tiago Daniel, Miguel Matoso, Mariana Ferrari, Marília Diogo, Devas Girotto, Luli Rodrigues, Nagomi Kishino e Bruno Bergamo

Sinopse

Um pequeno corte para um menino, uma grande catástrofe para nosso organismo. Quando um menino machuca o joelho, os habitantes do corpo entram em ação para salvar o dia em uma aventura microscópica.

Saiba mais:

Terceiro curta de animação dirigido pela londrinense Raquel Deliberador, cineasta formada em História (UEL) e Artes Visuais (Unopar): ela já havia dirigido as animações ‘O Prédio do Mundo’ (2021) e ‘Chorumelas’ (2024) – as duas produções conquistaram o prêmio de Melhor Curta Londrinense, de acordo com o Júri Oficial, no Festival Kinoarte de Cinema. Apresentado apenas em sessões para crianças, esta será a primeira exibição de ‘Dodói’ em Londrina em uma sala de cinema. ‘Dodói’ foi produzido com patrocínio do Governo Federal via Lei Rouanet.

Ficha Técnica

Direção: Raquel de Medeiros Deliberador; Roteiro: Lila Thevenom [Marília Diogo]; Animação: Biviz Produções (Raony Iaconis e Luan Iaconis); Ilustração: Lila Thevenom [Marília Diogo]; Animatic e Montagem: Caio Freitas; Produção Executiva: Guilherme Peraro; Direção de Produção: Guilherme Xavier Ribeiro e Rodrigo Grota; Produção de Finalização: Guilherme Xavier Ribeiro e Rodrigo Grota; Direção de Arte: Lila Thevenom [Marília Diogo]; Storyboard e Assistente de Ilustração: Rafa Anegwa; Edição de Som: Otávio Santos; Mixagem, gravação e edição de diálogos: Felipy Andrade, A3ps; Trilha Sonora Original: Otávio Santos; Créditos: Biviz Produções e H2h Visual Media; Consultor Pedagógico: Fábio Bruschi; Produção: Kinopus e Oeste Cinema; Criação: H2h Visual Media; Acessibilidade: Visual Libras;

Classificação Indicativa: Livre

Realização: Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura

Patrocinadores: Sanepar, Governo do Estado do Paraná, Casa di Conti e Registro de Imóveis do Brasil

Trailer:

Rastros de Sangue (2025, 15 min), de Victor Hugo Santos

Com Francisco Beraldo, Sergio Mello e Silvio Ribeiro

Sinopse

Final do campeonato de futebol na TV. Três homens estão presos numa mercearia. Diante deles, um corpo. Uma decisão precisa ser tomada. Muito é dito, pouco é ouvido. Conforme a noite avança, um deles passa a ter que encarar a violência que existe dentro de si mesmo.

Saiba mais

Primeiro curta dirigido pelo londrinense Victor Hugo Santos, cineasta formado em Ciências Sociais (UEL) e Publicidade (Pitágoras), e que desenvolveu o roteiro de ‘Rastros de Sangue’ no Núcleo de Dramaturgia Audiovisual do Sesi Londrina em 2019 em curso ministrado pela Kinopus. Rodado em duas madrugadas em junho de 2024, o curta conta com patrocínio do Governo Federal e da Prefeitura de Londrina via Lei Paulo Gustavo. Esta será a terceira exibição do filme em Londrina: em dezembro de 2024 foram realizadas duas sessões com acessibilidade na Sala de Espetáculos do Sesc Cadeião.

Ficha técnica

Roteiro e Direção: Victor Hugo Santos; Produção Executiva: Eddie Mansan; Direção de Fotografia: Anderson Craveiro; Direção de Arte: Híg Mejïa; Direção de Produção: Carol Marcelino; Som Direto, Desenho de Som e Trilha Sonora Original: Giovani Nori; Figurino: Bárbara Dória; Maquiagem: Daira Adelaide; Gaffers: Elvis Guizeline Vieira e Luiz Rossi; 1ª Assistente de Direção: Raquel de Medeiros Deliberador; 2ª Assistente de Direção e Preparadora de Elenco: Jackeline Seglin; Assistente de Fotografia e Logger: José Victor Marques; Fotógrafa Still: Ingrid Gonçalves; Assistente de Arte: Luana Zaia; Elenco de Voz: Giovani Nori (comentarista) e Jeferson Mendonça (narrador); Edição de Diálogo e Mixagem: Pedro Melo [Mop Audiolab]; Montagem e Finalização: Raquel de Medeiros Deliberador; Colorista: Bruno Baruta; Design Gráfico: Sofia Cornwell; Acessibilidade: Visual Libras

Classificação Indicativa: 12 anos

Trailer:

O Roubo do Trator (2024, 20 min)

Com Adriano Gouvella, Luiz Claudio Castelo Branco, Nivaldo Lino, Rogerio Francisco Costa, Rogerio Ivano e Silvio Valduga

Sinopse

Norte do Paraná, 1977. Ângelo Gambellini, jornalista e dono do controverso jornal sensacionalista “O Tibagi”, construiu sua reputação com peculiares métodos de investigação policial. O roubo de um trator no sítio de Tadao Yamamoto deflagra uma disputa entre Gambellini e o Delegado Polaco, ambos determinados a solucionar o mistério de acordo com seus interesses.

Saiba mais

Segundo curta dirigido pelo londrinense Diogo Blanco, que é formado em Design (UEL) e estreou na direção em 2018 com o curta ‘Hiato’. Rodado em janeiro de 2023, o filme estreou em outubro de 2024 no Festival Kinoarte de Cinema. Esta será a segunda exibição em Londrina do filme, que conta com patrocínio do Governo do Paraná via Edital de Arranjos Regionais com o Governo Federal.

Ficha Técnica

Direção: Diogo Blanco; Roteiro: Diogo Blanco e Maikon Nery; Direção de Fotografia: Guilherme Gerais; Direção de Produção: Jackeline Seglin; Produção Executiva: Lagamar Filmes; Gaffer: Luiz Rossi; Som Direto: Bruno Bergamo; Direção de Arte: Julio Vida; Cenotécnico: Luiz Rossi; Figurino: Talita Xavier; Caracterização: Eduardo Barón; Diálogos: Diogo Blanco, Maikon Nery, Rogério Francisco, Luiz Claudio e Adriano Gouvella; Texto Jornal “O Tibagi”: Felipe Melhado; Assistente de direção: Maikon Nery; 2º AD / Continuísta: Manoel Nascimento; Assistente de produção: Juliana Pereira; Platô / Catering: Marina Stuchi; Assistentes de Arte: Nicole Venturini e Ana Carol Fonteque; Composição e Impressão Tipográfica: Silvio Valduga e Pablo Blanco; Assistentes de fotografia: Guilherme Mortean e Yan Sorgi; Fotografia Still: Edson Vieira; Mixagem: Rafael Ikenaga; Montagem: João Vitor Moreno e Diogo Blanco; Composição e Efeitos Visuais: Gustavo Schrank;

Classificação Indicativa: 12 anos

Saiba mais no site oficial do filme

SERVIÇO

Sessão Kinopus com Curtas Londrinenses

Quando: Sábado (8), a partir das 14h30

Local: Espaço Villa Rica (Rua Piauí, 211, Bloco Cinema, Centro, Londrina)

Entrada Gratuita

Classificação Indicativa: Livre para os curtas ‘Marmita’ e ‘Dodói’; e 12 anos para os curtas ‘Rastros de Sangue’ e ‘O Roubo do Trator’.