Suspenso desde 2019, o cineclube da produtora e distribuidora londrinense Kinopus volta ao calendário cultural de Londrina promovendo a exibição gratuita de filmes inéditos no circuito comercial da cidade. Trazendo uma programação que conta com nove curta-metragens, a 42ª edição da Sessão Kinopus (SK) será realizada nesta quarta-feira (29), às 19 horas, na Sala de Espetáculos do Sesc Londrina Cadeião Cultural. Após as exibições haverá um bate-papo entre público e realizadores.

Para essa edição da SK foram selecionados filmes produzidos como exercício prático no projeto CinemaLondrinaLondrina360, oficina idealizada e promovida pelo cineasta Caio Julio Cesaro entre abril e junho deste ano com patrocínio da Prefeitura de Londrina via Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). "Os filmes foram realizados por um público bastante diversificado, dos 20 aos 59 anos. A maior parte dos filmes foi feita a partir de imagens e sons captados por celular, demonstrando assim a perspectiva que estes dispositivos criam de empoderamento e de autonomia para a produção audiovisual de forma descentralizada, e contribuem para democratizar o acesso aos meios de produção.", explica Cesaro.

LEIA MAIS

'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo' aborda o multiverso frenético

Integra a programação o curta “Califórnia”, de Vasco Roverall. O filme mostra como um dia calmo na comunidade do Jardim Califórnia se transforma em uma noite cheia de movimento ao som do G Funk, na qual as crianças dançam e se divertem e a magia acontece. Com direção de Ronilson Rony, “Londrina-Cambé, vou ali volto já!”, traz a perspectiva da ida de Londrina (filhas de Londres) a Cambé (Nova Dantzig) pelo retrovisor de um carro na avenida Tiradentes que liga os dois Municípios.

"Londrina- Cambé, vou ali volto já", de Ronilson Rony,  é um dos filmes da mostra
"Londrina- Cambé, vou ali volto já", de Ronilson Rony, é um dos filmes da mostra | Foto: Divulgação

Em “Londrina Pertencida”, a diretora Lúcia Felipe resgata “A Tempestade”, peça encenada no Lago Igapó, em 1994. Revisita ao Franz Hotel, antigo Hotel Luxemburgo, e faz pontes com a história do Brasil Imperial até chegar às apresentações da Vacina Antropofágica, na Ocupação Artística – BiblioCircuito/2022. “Memória”, de Lucas Constancio, mostra uma Londrina antiga que ainda aparece no meio da atualidade, trazendo a saudade idealizada em tudo aquilo que um dia já vivemos.

"Trabalho de Formiga", de Matheus Jardim
"Trabalho de Formiga", de Matheus Jardim | Foto: Divulgação

“O pedido”, de Eduardo Favero, narra a história de um noivo que relembra lugares da cidade onde poderia ter pedido a amada em casamento. "O presente é feito de todas as ausências, de Andrea Villas Boas mostra como as recordações podem ser evocadas e atualizadas conforme a distância e as ausências vão aumentando. “Reconectar Movimentos”, de Rosana Gomes é focado na reconexão de movimentos interrompidos pela pandemia. "Santuário de Schoenstatt Londrina”, de Letícia Luz, conta a história do santuário inaugurado em 1950 na região central de Londrina. E “Trabalho de Formiga”, de Matheus Jardim, reúne imagens de lugares conhecidos de Londrina feitos apenas com um celular.

Projeto de difusão e formação da Kinopus, produtora e distribuidora em atividade desde 2004, a SK exibiu mais de 200 filmes entre longas, curtas e documentários entre 2015 e 2019. A retomada do cineclube dá início a uma nova parceria entre a Kinopus e o Sesc Londrina Cadeião: de junho a dezembro de 2022 serão realizadas sessões no Sesc programadas pela curadoria da SK sempre com debate e entrada franca. "Para nós é essencial retomar a Sessão Kinopus, pois esse projeto é o nosso principal espaço de encontro e contato com o público londrinense. Além disso, é uma forma de dar destaque para novas pessoas que estão filmando em Londrina, e estimular a reflexão sobre o cinema e a sua relação com a sociedade", destaca o cineata Rodrigo Grota, responsável pela curadoria do evento juntamente com Guilherme Peraro.

Serviço:

42ª edição da Sessão Kinopus

Quando – Quarta-feira (29), a partir das 19 horas

Onde - Sala de Espetáculos do Sesc Londrina Cadeião (Rua Sergipe, 52)

Entrada Franca

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link