A 53ª edição do cineclube da Sessão Kinopus inclui os curtas-metragens “Sylvia” (2013), de Artur Ianckievicz, “Salina” (2020), de Gustavo Minho Nakao, e “Entre Espaços” (2023), curta produzido pelos alunos do Curso de Introdução ao Cinema ministrado pela produtora Kinopus em 2022 na Escola Primeiro Encontro. Após a sessão haverá um bate-papo informal com a presença dos realizadores dos três curtas com mediação do cineasta Rodrigo Grota.

A Sessão Kinopus é um projeto de difusão e formação da Kinopus, produtora e distribuidora em atividade desde 2004. A programação iniciada em 2015 é composta, em sua maior parte, por filmes inéditos no circuito comercial de Londrina, com destaque para a estreia de filmes locais. As sessões são sempre com entrada franca e contam com debate.

Desde 2022, as sessões são realizadas no Sesc Cadeião e no Espaço Villa Rica. A curadoria e produção são dos cineastas Guilherme Peraro e Rodrigo Grota. A próxima edição da SK será no dia 28/06 com uma homenagem aos 20 anos da Kinoarte – Instituto de Cinema de Londrina.

CURTAS-METRAGENS

"Sylvia": jovem negra que trabalha como camelô, passa a maior parte de seu tempo livre em uma academia de boxe.
"Sylvia": jovem negra que trabalha como camelô, passa a maior parte de seu tempo livre em uma academia de boxe. | Foto: divulgacao

O curta "Sylvia" trata de uma jovem negra que trabalha como camelô e passa a maior parte de seu tempo livre em uma academia de boxe. Lá, conhece Nathalia, que se torna sua amiga. A relação das duas sofre um abalo quando elas se veem de lados opostos da lei. Sua Trajetória em Festivais inclui: 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Troféu Candango de Melhor Som), em 2013.

"Salina": curta foi premiado no Festival Kinoarte de 2020 como melhor Filme Londrinense
"Salina": curta foi premiado no Festival Kinoarte de 2020 como melhor Filme Londrinense | Foto: divulgacao

"Salina", curta realizado pelos alunos do Curso de Pós Graduação em Cinema da Faculdade Pitágoras, em Londrina, em 2019, com a supervisão dos professores. Com Linaê Mello Alencar, Ciça Guirado, Bruno Garcia, José Maschio e Claudio Müller, é sobre "os cacos que caíram de outros. Sobre os silêncios que sacudiram na noite. Sobre o sal que sobrou da lágrima", diz a sinopse. Premiado no Festival Kinoarte 2020 como Melhor Filme Londrinense pela escolha do Júri Oficial e Melhor Filme Londrinense pela escolha do Júri Popular Festival Kinoarte e Melhor Filme Londrinense pela escolha do Júri Popular.

Entre Espaços: a jornada de uma garota de 9 anos que está construindo um foguete no seu quarto
Entre Espaços: a jornada de uma garota de 9 anos que está construindo um foguete no seu quarto | Foto: Divulgação

Em “Entre Espaços”, há uma narrativa emocionante da jornada de Joana, uma imaginativa garota de nove anos que está construindo um foguete no seu quarto. Entretanto, enquanto Joana imagina as maravilhas do universo e sonha em explorar o desconhecido, ela é confrontada por um conflito entre seus pais e pelas ruínas de um casamento desgastado.

O curta foi produzido por 30 alunos do Curso de Cinema da Escola Primeiro Encontro em parceria com a produtora Kinopus. Rodado nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2022, foi escrito pelos próprios alunos e em sua finalização contou com música original de Otávio Santos e montagem de João Vítor Moreno.

Serviço:

A 53ª edição do cineclube Sessão Kinopus

Quando: quarta, 31 de maio, às 19 horas

Onde: Sesc Cadeião - Rua Sergipe, 52

Entrada gratuita

Classificação indicativa: acima de 12 anos