Em Londrina, o Museu do Café abre ao público no dia 29 de agosto, às 9h, a partir desta data o local também será aberto para receber escolas e grupos de visitantes para vivências temáticas, num espaço educativo. Pouco antes, na próxima quinta-feira (24), será realizada a cerimônia de inauguração com a presença de convidados, imprensa e autoridades.

O prédio do museu – construído na década de 1960, auge da produção cafeeira paranaense – abrigou durante 54 anos a 10ª Subdivisão Policial e foi recebido pelo Sesc PR, no primeiro semestre de 2018. Em 2011, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR assinou com a Prefeitura de Londrina a cessão do imóvel por 20 anos, com possível renovação por igual período.

Constituído por dois andares, a edificação passou pela execução de minuciosos trabalhos que restauraram as escadas em granitina e os pisos em tacos em diversos ambientes. Entretanto, a configuração básica da edificação foi mantida, preservando as principais paredes em alvenarias e a estrutura do prédio. As disposições das janelas foram mantidas mas renovadas e foram incorporados diversos elementos em aço corten, conhecido por sua tonalidade vermelho-ferrugem, que remete a uma das cores do café maduro.

No pavimento térreo há quatro espaços expositivos dedicados ao café, integrando passado, presente e futuro, sendo utilizado para exposições permanentes – equipadas com recursos tecnológicos, imersivos e sensoriais –, que abrigarão exposições permanentes e temporárias de artistas contemporâneos dedicados ao tema; salas de atendimento, de técnicos e de dança.

Imagem ilustrativa da imagem Sesc Senac PR abre o Museu do Café ao público no dia 29
| Foto: Divulgação

No andar superior o público terá acesso à biblioteca; cursos de valorização social, como moda, figurinos, corte e costura; salas de artes; área de convivência; salas de música onde funcionarão o Centro de Difusão Musical e o Laboratório Cultural de Música; sala de múltiplas artes, sala educativa para atividades complementares às visitas guiadas ao museu, e um espaço para armazenagem e reserva técnica do acervo.

“Uma das funções exercidas pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR é a de manter e preservar imóveis importantes para a história paranaense. Ao longo dos últimos 19 anos prédios icônicos da vida paranaense têm sido preservados pelo trabalho que estamos desempenhando. Foi assim com o Cadeião que, após um convênio com a Prefeitura, pudemos recuperar e trazer vida, cultura e arte para este ícone londrinense e assim será com o Museu do Café”, pontua o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do PR, Darci Piana.

“O Sesc tem como uma de suas premissas zelar pela cultura do nosso estado, suas raízes e sua história. Em Londrina, em virtude da importância da cultura cafeeira o que ela representou no país e no mundo, entregamos o primeiro museu do Sesc PR, o Museu do Café. Certamente isso enriquecerá a cultura do nosso povo paranaense, principalmente do londrinense”, ressalta o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

Para o doutor em História e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Rogério Ivano, o museu não é um local apenas de antiguidades e de passado, mas um centro de informações contemporâneas onde haja constante renovação de conteúdos. “Não só se guardam as relíquias da sociedade, as histórias de sucesso, mas o museu precisa colocar as problemáticas da sociedade também em discussão. Sobre a história do café, a proposta é trazer debates da historiografia contemporânea, entendendo que a história do café começa de maneira difícil, até mesmo violenta. A história do ouro verde do Norte do Paraná não existe sem essa trajetória, as diferentes fases, etapas”, avalia.

Todo o processo, desde a elaboração dos projetos e o acompanhamento mensal da obra, foi realizado pela Comissão de Obras, presidida pelo conselheiro do Sesc PR Gélcio Miguel Schibelbein e composta pelos conselheiros Ottílio Mônaco, Zildo Costa e Aida Santos de Assunção.

ACERVO

Para compor o acervo do museu dedicado à memória da cultura cafeeira, o Sesc PR chamou a população londrinense e do Norte do Paraná que colaborasse com doações de fotografias, objetos, documentos e artefatos históricos que ajudassem a contar e preservar esta história.

O corretor de cafés, presidente da A Rural Corretora de Cafés e Cereais e ex-presidente do Sindicato dos Corretores de Café no Estado do Paraná (Sincafé), Carlos Antonio Amaral Monteiro, foi um dos doadores, que formalizou a entrega de diversos itens ao museu, entre eles uma coleção completa de mais de 500 xícaras e uma mesa de degustação de cafés. Os materiais recebidos comporão os espaços expositivos de inauguração do museu e de outros ambientes com o tema.

Darcy Ramires Paulo, ex-gerente regional da Inter Continental de Café S/A, já aposentado da função da empresa em que trabalhou por quatro décadas, também fotografias, documentos e objetos. O museu ainda está recebendo doações para composição do acervo.

A gerente do Sesc Londrina Cadeião, Patricia Erika Sugeta, enfatiza que o Museu do Café também terá uma loja de souvenirs de variados produtos, incluindo obras produzidas por artistas locais. "Pretendemos oferecer para Londrina um museu que estampará nossa memória de forma versátil, moderna e dinâmica, mas que será, também, um grande centro cultural com biblioteca, salas de cursos, espaços de convivência, artes e eventos especiais. Tudo isso localizado no coração de Londrina, no nosso conhecido Centro Velho, em uma das ruas comerciais mais famosas e populares da cidade, a Rua Sergipe”.

* Com assessoria de imprensa

SERVIÇO

Inauguração do Sesc Londrina Cadeião Museu do Café

Data: quinta-feira (24), às 18h

Visitação pública: a partir de 29 de agosto de 2023

Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 9h às 21h e sábado e domingo, das 9h às 18h

Endereço: Rua Sergipe, 52

Informações: (43) 3572-7700 ou relacionamento.ldacadeia@sescpr.com.br