São Paulo, 28 (AE) - Promover lançamentos de CDs das mais diversas tendências musicais. Esse é o objetivo do projeto Terceira Via, que será aberto amanhã (29) na Chopperia do Sesc Pompéia. As batidas eletrônicas dão o tom da estréia do projeto que terá a participação de artistas do selo Sambaloco Records/Trama.
A apresentação de amanhã contará com a presença de XRS Land, que lança o CD "Sarau; Ram Science, autor do CD É Música!"; e da dupla Drumagick, que prepara o primeiro álbum, com lançamento previsto para junho.
O Drumagick, formado pelos irmãos Jr. Deep e Guilherme Lopes, abre a noite com o status de grande promessa nacional. O duo assina a autoria da faixa Favela Jazz", do bem-sucedido CD DJ Patife Presents Sounds of DrumnBass, do DJ Patife. Além da produção do futuro álbum para o selo Sambaloco, o Drumagick terá o single das músicas Favela Jazz e "Aí! Maluco" editado em vinil na Inglaterra. As cópias da edição limitada irão direto para as mãos dos DJs mais influentes da cena londrina. Privilégio para poucos.
"Sarau" é o trabalho mais recente do produtor Xerxes de Oliveira. Autor de bons álbuns assinados com os pseudônimos de Friendtronik e Kapitel 06, Oliveira assume em Sarau a persona de XRS Land. O resultado é altamente positivo e reflete a maturidade do produtor em composições sutis e bem elaboradas. "Sou fã do compositor Edu Lobo e da Banda Black Rio", revela XRS Land.
Instrumentos acústicos e arranjos bossa-novistas dialogam harmonicamente com os grooves e bass lines eletrônicos. Jorge Paizão e Marcelo Marky emprestam voz para as canções Só e "Ao Alcance". Get Back" revisa um clássico da música pop. "Nitro" aposta no experimentalismo do bem. Faixas como "Bom dia, The Secrets of the Floating Island" também atestam a qualidade do sarau musical de XRS Land. "Vou reconstruir todo o material do disco no palco, minha idéia é transformar a chopperia numa pista de dança", avisa.
Pistas valiosas - Executando o que seria um híbrido entre o drumnbass e o techno, o produtor Ramilson Maia, conhecido também como Ram Science, vai do minimalismo à total experimentação rítmica no CD "É Música! Nele, o produtor oferece pistas valiosas para que a produção eletrônica nacional não padeça de estagnação. Para isso, Science incorpora a musicalidade da capoeira na ótima faixa "Berimbaus" e teclados psicodéliscos em Drum Rhodes. A percussão marcante que dá suporte à faixa Trabalhador" é outro belo momento. "Graças a Deus o resultado final do CD tem agradado as pessoas", diz Ram Science, um caso raríssimo de evangélico envolvido com música eletrônica.
O guitarrista do Ira! Edgard Scandurra completa a festa como convidado especial no show do produtor. Serviço - Terceira Via. Amanhã, às 21 horas. R$ 3,00 e R$ 6,00. Choperia do Sesc Pompéia. Rua Clélia, 93, tel. 3871-7700