Sertão em música de câmara
O trabalho de pesquisa não afastou Roberto Corrêa das atividades como violeiro. Paralelamente ao Sertão Ponteado, o músico prepara o lançamento de No Sertão, um disco que reúne músicas com temáticas sertanejas e arranjos de câmara para viola caipira solo.
A idéia surgiu com Nestor SantAnna, músico e produtor de Belo Horizonte que se apoiou nos arranjos do flautista Mauro Rodrigues. Associada a dois violinos, viola, violoncelo e contrabaixo, a viola caipira se destaca em arranjos de qualidade e repertório popular.
Músicas como Luar do Sertão, Maringá, Chuá Chuá, Asa Branca, Morro Velho e outras ganharam arranjos que ressaltam os elementos sertanejos, sem entrar em dissonância com a execução do quinteto de cordas. O resultado é realçado pela qualidade da gravação, que mantém límpidos os traquejos da viola, de rasqueados a marteladas.
A intenção era fazer um trabalho de câmara para viola solo, baseado em composições que remetessem ao sertão, comenta Corrêa. O disco ganhou participações especiais de Tabajara Belo, no violão, Vander Lee nos vocais, e marca a primeira incursão de Roberto Corrêa pela música de câmara. Já tive muitos convites, mas nunca fiz esse trabalho porque falta material. A realização foi fantástica, o pessoal é aberto a opiniões e conseguimos uma boa harmonia, esclarece.
Os produtores pensam agora em divulgar o disco, fazendo apresentações com quintetos de cordas locais. O Mauro Rodrigues está estendendo os arranjos para orquestras de câmara e várias formações. Estamos fazendo contato com cidades como Brasília, Curitiba e Ribeirão Preto, explica Roberto Corrêa.
O disco já está pronto, mas ainda não ganhou lançamento oficial. Por se tratar de um projeto cultural encabeçado pela empresa Vallée, o CD ainda está com circulação restrita, mas deve chegar ao mercado em abril com distribuição nacional. (R.P.)





