O canal History exibe com exclusividade a terceira temporada da produção original de sucesso "Inexplicável América Latina com Danton Mello", baseada na bem-sucedida franquia original Inexplicável com William Shatner. A série investiga os acontecimentos mais misteriosos do Brasil e da América Latina, como o caso da maldição do Edifício Joelma em São Paulo, os enigmas da Serra do Roncador, no Mato Grosso, e o caso dos animais que pressentiram a tragédia de Brumadinho, tema deste episódio inédito.

A América Latina é uma terra repleta de riquezas naturais e culturais, com todo tipo de histórias incríveis e estranhas, que se entrelaçam entre o místico, o popular e o oculto. A série "Inexplicável América Latina com Danton Mello" se aprofunda em muitos desses fatos e lendas, alguns conhecidos e outros nem tanto, ainda sem explicação. Todas as histórias apresentadas pelo ator são acompanhadas de entrevistas com especialistas, psicólogos, médicos, parentes e amigos dos protagonistas, além de sobreviventes e testemunhos em primeira pessoa de cada caso, recriações ficcionais e imagens de arquivo.

O episódio inédito deste sábado (6) é "Percepção Animal." Os animais possuem habilidades extrassensoriais? Cães e gatos captam sinais que não percebemos. A conexão entre um cavalo e seu dono pode desafiar a distância. Há animais que podem antecipar desastres naturais, como o peixe-remo do México. Sem dúvida, é necessário prestar mais atenção neles . Entre outros casos apresentados estão o da jornalista brasileira que afirma ter vencido o câncer graças à presença de um gato; os cães suicidas de Rosário, na Argentina; e os animais que pressentiram a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais.

Ana Cañas e Simoninha no Balaio

Neste domingo (7), Renato Teixeira e Chico Teixeira recebem Ana Cañas e Wilson Simoninha na primeira edição do Balaio em 2024. O programa conta com a tradicional conversa entre os convidados e os apresentadores, trazendo histórias e curiosidades sobre suas carreiras. Além disso, o público confere um show de composições próprias de Ana Cañas, Simoninha e Renato Teixeira, assim como de Belchior - homenageado pela cantora – e Wilson Simonal, pai de Simoninha. Vai ao ar às 9h, na TV Cultura.

Ana Cañas é um dos nomes mais emblemáticos da MPB no século. Foi trilha de novela, indicada ao Grammy Latino e já conta com seis álbuns de estúdio, colecionando parcerias com lendas da música como Gilberto Gil, Arnaldo Antunes e Nando Reis, com quem gravou "Pra Você Guardei o Amor", um dos grandes hits de sua carreira. Durante a pandemia da Covid-19, promoveu uma série de lives que levaram à produção do álbum Ana Cañas Canta Belchior, tão elogiado quanto a turnê homônima, que recebeu o prêmio de Show do Ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA.

Wilson Simoninha, como é impossível não notar, leva o nome do pai adiante em sua obra. Filho de um dos maiores cantores da história do País, Simoninha busca honrar o legado do pai enquanto também constrói o seu. Venceu o Kikito de Melhor Trilha Sonora em 2018 no Festival de Gramado ao lado do irmão, Max de Castro, pelo seu trabalho na cinebiografia do pai, Simonal. Mas também tem longa discografia no samba, turnês internacionais na bagagem e currículo estrelado em campanhas publicitárias, tendo conquistado prêmios em Cannes.