Série 'Dramaturgias' continua neste sábado (23) no Espaço Villa Rica
Numa conexão do teatro com o cinema, série dirigida por Rodrigo Grota traz episódios com análises da dramaturgia nacional
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 22 de março de 2024
Numa conexão do teatro com o cinema, série dirigida por Rodrigo Grota traz episódios com análises da dramaturgia nacional
Pamela Destácio/ Especial para a FOLHA
A dramaturgia nacional, em seu período mais nobre, está em destaque no Villa Rica. Desde o último sábado (16), a série “Dramaturgias”, dirigida pelo cineasta Rodrigo Grota, ocupa a telona do cinema e traz luz à preservação de peças escritas entre 1930 e 1980.
Em um formato único, unindo TV e cinema, as exibições continuam neste sábado (23), às 15h, com os episódios 05 - “O Pagador de Promessas”, 06 - “Vereda da Salvação”, 07- “Opinião” e 08 - “Liberdade, Liberdade”. Logo após, na Sala Londrina, haverá um debate gratuito com a equipe de produção e elenco.
Já a terceira e última sessão está marcada para o dia 30, às 15h, encerrando a mostra com 09 - “Dois Perdidos numa Noite Suja”, 10 - “Arena conta Tiradentes”, 11 - “O Rei da Vela” e 12 - “De Braços Abertos”, também com debate em seguida.
Neste sábado, serão exibidos os seguintes episódios:
“O Pagador de Promessas”
O primeiro episódio desta segunda sessão recria trechos da obra clássica de Dias Gomes, abordando temas como religião, fé, preconceito e intolerância no teatro brasileiro. Conta com os atores Den Braen, Johnny Garcia, Mariana Chinchilla e Pedro José, além de entrevistas exclusivas.
“Vereda da Salvação”
O segundo episódio recria trechos sobre a peça de Jorge Andrade, dirigida por Antunes Filho, que é um marco entre as tragédias do teatro brasileiro moderno, expondo o confronto entre o fanatismo religioso e a liberdade individual em uma comunidade rural do interior paulista. Conta com os atores Erom Cordeiro, Esther Góes, Luli Rodrigues e Otto Jr., além de entrevistas exclusivas.
*
“Opinião”
O terceiro episódio recria trechos do espetáculo musical “Opinião”, dirigido por Augusto Boal, que reinventa o teatro político no Brasil nos anos 60, unindo-o à MPB, para abordar a luta contra a opressão no período da ditadura militar. Conta com os atores Felipe Lui, Luan Valero e Raquel Palma, além de entrevistas exclusivas.
*
“Liberdade, Liberdade”
Fechando a sessão, o episódio recria trechos da obra de Flávio Rangel e Millôr Fernandes, que amplia as perspectivas do teatro político no Brasil nos anos 60, no contexto histórico da Inconfidência Mineira. Conta com os atores Camila Fontes, Luli Rodrigues, Nivaldo Lino e Paulo Barcellos, além de entrevistas exclusivas.
SERVIÇO
Série “Dramaturgias”, de Rodrigo Grota (doc, 4K, 338 min, 2024)
Quando: dias 23 e 30, às 15h
Onde: Cine Villa Rica (Rua Piauí, 211)
Quanto: R$ 10, à venda no site do Espaço Villa Rica e na bilheteria do cinema