A dramaturgia nacional, em seu período mais nobre, está em destaque no Villa Rica. Desde o último sábado (16), a série “Dramaturgias”, dirigida pelo cineasta Rodrigo Grota, ocupa a telona do cinema e traz luz à preservação de peças escritas entre 1930 e 1980.

Em um formato único, unindo TV e cinema, as exibições continuam neste sábado (23), às 15h, com os episódios 05 - “O Pagador de Promessas”, 06 - “Vereda da Salvação”, 07- “Opinião” e 08 - “Liberdade, Liberdade”. Logo após, na Sala Londrina, haverá um debate gratuito com a equipe de produção e elenco.

Já a terceira e última sessão está marcada para o dia 30, às 15h, encerrando a mostra com 09 - “Dois Perdidos numa Noite Suja”, 10 - “Arena conta Tiradentes”, 11 - “O Rei da Vela” e 12 - “De Braços Abertos”, também com debate em seguida.

Neste sábado, serão exibidos os seguintes episódios:

“O Pagador de Promessas”

O primeiro episódio desta segunda sessão recria trechos da obra clássica de Dias Gomes, abordando temas como religião, fé, preconceito e intolerância no teatro brasileiro. Conta com os atores Den Braen, Johnny Garcia, Mariana Chinchilla e Pedro José, além de entrevistas exclusivas.

"O Pagador de Promessas": o primeiro episódio a ser exibido neste sábado
"O Pagador de Promessas": o primeiro episódio a ser exibido neste sábado | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

“Vereda da Salvação”

O segundo episódio recria trechos sobre a peça de Jorge Andrade, dirigida por Antunes Filho, que é um marco entre as tragédias do teatro brasileiro moderno, expondo o confronto entre o fanatismo religioso e a liberdade individual em uma comunidade rural do interior paulista. Conta com os atores Erom Cordeiro, Esther Góes, Luli Rodrigues e Otto Jr., além de entrevistas exclusivas.

"Vereda da Salvação" tem a atriz Esther Góes no elenco
"Vereda da Salvação" tem a atriz Esther Góes no elenco | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

*

“Opinião”

O terceiro episódio recria trechos do espetáculo musical “Opinião”, dirigido por Augusto Boal, que reinventa o teatro político no Brasil nos anos 60, unindo-o à MPB, para abordar a luta contra a opressão no período da ditadura militar. Conta com os atores Felipe Lui, Luan Valero e Raquel Palma, além de entrevistas exclusivas.

"Opinião": o famoso show dirigido por Augusto Boal também faz parte da série
"Opinião": o famoso show dirigido por Augusto Boal também faz parte da série | Foto: Divulgação

*

“Liberdade, Liberdade”

Fechando a sessão, o episódio recria trechos da obra de Flávio Rangel e Millôr Fernandes, que amplia as perspectivas do teatro político no Brasil nos anos 60, no contexto histórico da Inconfidência Mineira. Conta com os atores Camila Fontes, Luli Rodrigues, Nivaldo Lino e Paulo Barcellos, além de entrevistas exclusivas.

"Liberdade, Liberdade": espetáculo emblemático do teatro político nacional integra a série
"Liberdade, Liberdade": espetáculo emblemático do teatro político nacional integra a série | Foto: Divulgação

SERVIÇO

Série “Dramaturgias”, de Rodrigo Grota (doc, 4K, 338 min, 2024)

Quando: dias 23 e 30, às 15h

Onde: Cine Villa Rica (Rua Piauí, 211)

Quanto: R$ 10, à venda no site do Espaço Villa Rica e na bilheteria do cinema