Um dos sambistas mais queridos de Londrina, Nelson José da Silva, o seo Nelson, comemora 85 anos neste sábado (23) e ganha um especial na UEL FM (107,9 MHz) no dia de seu aniversário, ao meio-dia, no programa Desde que o Samba é Samba. Reprise na segunda, dia 25, às 18 horas. A ideia da homenagem na UEL FM é de Ricardo Lima, que mesclou músicas interpretadas pelo sambista com temas de compositores consagrados. Tem também o depoimento de amigos, cantoras e músicos.

Para os amigos, seo Nelson é pura "sensibilidade, humildade e generosidade": "Ele canta o que sente"
Para os amigos, seo Nelson é pura "sensibilidade, humildade e generosidade": "Ele canta o que sente" | Foto: Divulgação

Desde que a pandemia do novo coronavírus começou, uma das filhas, Petúnia Bordoni, já postou em seu Facebook mais de 30 músicas interpretadas pelo pai. “Tudo começou no dia 23 de março, aniversário da minha irmã, que mora em São Paulo. Eu propus uma homenagem e ele cantou ‘Eu sei que vou te amar’. De lá pra cá já foram mais de três dezenas de vídeos. Ponho no Facebook a proposta para as pessoas escolherem as músicas. Até as que ele não sabia ensaiou. Está exercitando bastante o cérebro”, conta Petúnia.

Ela também gravou, a pedido da UEL FM, vários áudios do pai interpretando composições que estão no especial da emissora. Nesse tempo de pandemia, as gravações foram enviadas via WhatsApp, assim como os depoimentos de amigos, músicos e sambistas. Um deles, de Rakelly Calliari, do Samba Sim, destaca três qualidades de seo Nelson. “Sensibilidade, humildade e generosidade. Ele não canta à toa; canta o que sente. A humildade a gente reconhece quando conta os causos e volta à origem simples, de Minas. E é generoso porque não guarda pra si e não faz mistério sobre o que sabe. Sempre divide.”

Músico e professor, Ronaldo Matos também destaca a generosidade do sambista e volta a 2008, quando chegou a Londrina para cursar música na UEL. Foi a um show do projeto Quizomba e ouviu a apresentação de seo Nelson com o Quarteto do Samba. “Caipira do interior, nunca tinha visto um grupo de samba se apresentar. Fiquei encantado e falei com ele quando a roda terminou. Dias depois fui ver o seo Nelson tocar de novo e me convidou pra cantar um samba do Adoniran Barbosa. Minha primeira apresentação em Londrina foi junto com o seo Nelson. Muita generosidade dele e o empurrãozinho que tive pra me aventurar no samba e nos palcos”.

Nelson José da Silva nasceu em 23 de maio de 1935, no vilarejo Viçoso, município de Ponte Nova, zona da mata mineira. Começou na música ainda criança; aos 11 anos já tocava cavaquinho. Passou por conjuntos que animavam bailes de formatura como o “Cometas do Ritmo”, na década de 1960, e se apresentou com regularidade no bar do Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista. Desde sua mudança para Londrina, em 1997, integrou o Clube do Choro e o Quarteto do Samba. Além de participações no Samba 172 e shows em repúblicas de estudantes. Ele tem cinco filhos, oito netos e cinco bisnetos e por quase seis décadas foi casado com Beatriz. A esposa morreu em outubro de 2018.

A ideia e a edição desse especial em homenagem a seo Nelson são de Ricardo Lima, funcionário da UEL FM. Colaboração da jornalista Patricia Zanin e de Petúnia Bordoni, uma das filhas. O programa pode ser ouvido pelas ondas do rádio, na internet e pelo aplicativo da UEL FM.

Serviço:

Especial seo Nelson no Desde que o Samba é Samba

Quando: Sábado (23), ao meio-dia, com reprise na segunda (25), às 18 horas

Onde: UEL FM, 107,9 MHz ou www.uel.br/uelfm