Para se sentir grande, Pedro precisa dizer que é maior que Paulo. Precisa afirmar que Paulo é pequeno para se sentir grande.

Para se sentir bonita, Maria precisa dizer que é mais bela que Joana. Precisa afirmar que Joana é feia para se sentir linda.

Para se sentir rico, João precisa dizer que tem mais dinheiro que Mateus. Precisa afirmar que Mateus é pobre para conseguir se sentir rico.

Para se sentir inteligente, Paula precisa dizer que é mais sagaz que Madalena. Precisa afirmar que Madalena é burra para poder se sentir inteligente.

Pedro, Maria, João e Paula possuem algo em comum. Possuem a necessidade de se autoafirmar. E essa autoafirmação é realizada a partir da depreciação e rebaixamento de Paulo, Joana, Mateus e Madalena.

.
. | Foto: Reprodução

Esse tipo de procedimento pode ser encontrado tanto em adultos quanto em crianças. No caso das crianças, há esperança para o aprendizado.

A escritora e ilustradora Eva Furnari promove essa esperança em “Umbigo Indiscreto”, obra infantil publicado pela editora Moderna.

O livro narra a história das pequenas Bunza e Pelúcia, que vivem competindo para quem se afirma maior, mas bonita, mais rica e mais inteligente.

Bunza e Pelúcia pertencem à espécie dos Bolofofos, seres que revelam seus reais sentimentos através do umbigo. Nesses seres, toda emoção se revela pela coloração do umbigo. Cores como vermelho, amarelo, rosa, azul e verde, de acordo com o sentimento.

Entre os Bolofofos, o umbigo ocupa o lugar do coração dos humanos.

Em “Umbigo Indiscreto” o inesperado acontece. Os escondidos umbigos de Bunza e Pelúcia se revelam. Cores que indicam sentimentos ocultos. Cores que indicam que a autoafirmação esconde outros sentimentos. As verdadeiras emoções. Sentimentos ocultos pelas aparências.

.
. | Foto: Reprodução

Serviço:

“Umbigo Indiscreto”

Autora – Eva Furnari

Editora – Moderna

Páginas – 32

Quanto – R$ 49