Menos teoria e mais sentimento parace ser a tônica da última coletiva do ano na Galeria Twin Towers em Londrina. A exposição, que faz parte do projeto Coletiva 2000, traz mais de 50 obras dos artistas londrinenses Daniela de Araújo, Júlio Gentil, Nêmora Fasolo e Tutti Nunes.
Misturando diversas técnicas e estilos, os artistas da mostra fecham o calendário da galeria com uma exposição onde o que importa é a reação do público. Para a artista Daniela de Araújo, que expõe 14 obras com técnica óleo sobre tela e acrílico sobre tela, a conceituação da obra de arte muitas vezes afasta o público do seu real objetivo, alegrar, instigar, modificar ou derrubar barreiras. ‘‘Muita gente fica perguntando, o que você quis dizer quando colocou esta ou aquela cor, este ou aquele elemento e perde um pouco a expresão do sentimento puro. Minhas obras são para serem sentidas e até tocadas’’, diz.
A idéia, compartilhada por todos os artistas da mostra, ganha o aval da londrinense Tutti Nunes, que paralelamente à Coletiva 2000, também participa da 15ª Mostra Afro-Brasileira Palmares (ver matéria nesta edição). Há mais de 30 anos na estrada, conhecida como retratista e desenhista, Tutti aposta nas expressões humanas para provocar sentimentos nas pessoas. ‘‘Como não se emocionar com o semelhante, tão semelhante em suas formas e tão diferente e seus conteúdos. Humanos demais’’, filosofa a artista que expõe dez obras que apostam no traço da desenhista.
A mostra conta ainda com 12 trabalhos da artista Nêmora Fasolo, frutos de uma ‘‘investigação’’ sobre cores neutras e uma releitura tropical de sua própria obra. Já o artista Júlio Gentil (que também está com trabalhos expostos no Restaurante Quatro Estações), mostra sua marca pessoal: uma verdadeira explosão de cores misturadas à formas indefinidas. ‘‘Minhas telas são como os sentimentos. Sem explicações ou complicações. Um espaço para olhar e sentir, o resto não importa muito’’, conta Gentil.
Coletiva 2000 – Abertura hoje às 19h30 na Galeria Twin Towers (Av. Tiradentes, 501), em Londrina. Até o dia 9.

mockup