Com programação reduzida devido à pandemia de Covid-19 e à falta de apoio financeiro do poder público, o Festival de Circo de Londrina (FCL) chega à sua 17ª edição promovendo várias atividades no decorrer dessa semana. Marcando a retomada de apresentações presenciais, o evento será aberto na noite desta quarta-feira (17) com um espetáculo circense que será apresentado às 20h30, no Teatro Ouro Verde, exclusivamente para convidados. Até o próximo sábado (20) haverá apresentações de espetáculos no Calçadão e na Zona Norte, workshop de grafite, oficina de malabares, vivência de skate e pocket show com a Troupe Aero Circus. Toda a programação é gratuita.

“Depois de realizarmos uma edição no formato virtual no ano passado por conta da pandemia, estamos retomando as atividades presenciais. Optamos por concentrar a programação em espaços ao ar livre para evitar aglomerações e garantir a segurança do público e dos artistas que participam do festival”, destaca o presidente da Associação Londrinense de Circo, entidade promotora do festival. Ele ressalta que a única apresentação em espaço fechado será o espetáculo de abertura do evento que será realizado na noite desta quarta-feira (17) no Teatro Ouro Verde, às 20h30, apenas para convidados.

Imagem ilustrativa da imagem Senhoras e senhores,  está aberta a temporada do Festival de Circo de Londrina
| Foto: iStock

Na ocasião, 25 artistas profissionais circenses profissionais e amadores mostrarão o resultado das oficinas artísticas oferecidas na cidade pela ALC junto a crianças, jovens, adultos e idosos que tiveram suas vidas transformadas pelo circo. “Durante toda a pandemia, a Associação Londrinense de Circo, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina, desenvolveu projetos ampliando o impacto das políticas de proteção social através de oficinas de diversas linguagens artísticas e outras estratégias para o desenvolvimento humano. Em 2021 os projetos Arte Educação, que implementamos em 15 unidades do sistema de proteção social, e o “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, que desenvolvemos na Casa das Artes, no Jardim Perobal, atenderam cerca de 600 pessoas em mais de 1.500 oficinas realizadas ao longo do ano”, ressalta Líbano.

Na quinta-feira (18), a programação do festival ganha as ruas da cidade. Ao meio-dia, integrantes do grupo “Segura a Nave”, artistas e alunos da Escola de Circo de Londrina se apresentam no Calçadão, na esquina da avenida Paraná com a rua Rio de Janeiro. Na sexta-feira (19), as atividades acontecem no Creas Norte (rua Café Solúvel, 13), onde a partir das 8h30 a comunidade poderá participar gratuitamente do workshop com as grafiteiras e arte educadoras, Kênia e Narizinho. As vagas são limitadas com turmas das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16:30. Durante os workshops, também haverá a oficina Graffiti com Black Rose, que é graffiteira e aluna das oficinas do Projeto Arte Educação. As reservas de vagas para as atividades podem ser feitas pelo telefone/Whatsapp (43) 3322-3708.

HIP HOP SOBRE RODAS

No sábado (20), a partir das 17 horas, na pista de skate Mar Vermelho (rua Mar Vermelho, 333, Jd.Guanabara) acontece o encontro “Hip Hop sobre Rodas” e “ Oficinas de Malabares”. Na sequência, haverá um pocket show com a Troupe Aero Circus. A agenda do festival será encerrada no domingo (21) com programação ao ar livre na pista de skate do Conjunto Parigot (rua Jubilino Barbosa Cabral, 670), na zona norte. Às 9 horas, acontecerá uma ofcina de skate para crianças. Às 10h30 tem pocket show com a Troupe Aero Circus e durante todo o dia, até às 18h acontece nova edição do “Hip Hop sobre Rodas”.

“Nossa expectativa é atrair um público de aproximadamente cinco mil pessoas nesta edição do festival. Esperamos que nos próximos anos a gente volte a contar com patrocínio do Promic para realizarmos edições maiores, como a 2016, quando trouxemos para Londrina mais de 700 artistas de várias regiões do país que movimentaram toda a rede hoteleira e de restaurantes da cidade”, enfatiza Líbano.

Serviço:

17º Festival de Circo de Londrina

Quando – De quarta-feira (17) a domingo (21)

Onde – Diversos locais da cidade

Gratuito