Viver, respeitar e valorizar as diferenças. Assim como as igualdades e os direitos. Tomando como ponto de partida o fato de que cada ser é único, a Mostra de Cultura LBGTI+ de Londrina promove a partir desta segunda-feira (27) a quarta edição da Semana Diálogos sobre Políticas e Cultura LGBTI+. A série de debates faz parte do eixo formativo da já tradicional Parada LGBTI+ de Londrina. Nesse ano, a programação leva o nome de Semana Megg Rayara, professora paranaense escolhida pela organização devido a sua longa trajetória de enfrentamento aos preconceitos. Em 2016, tornou-se a primeira travesti negra doutora em Educação do Brasil. Hoje, ela ocupa um lugar de prestígio na academia como pesquisadora e docente na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Semana Megg Rayara faz parte da Mostra de Cultura LGBTI+ de Londrina e acontece de 27 a 1 de outubro com diálogos que podem ser assistidos pela internet
A Semana Megg Rayara faz parte da Mostra de Cultura LGBTI+ de Londrina e acontece de 27 a 1 de outubro com diálogos que podem ser assistidos pela internet | Foto: iStock

Os encontros vão tratar de temas pertinentes para as vivências de pessoas LGBTI+. Dentre os assuntos abordados durante os cinco dias estão a representatividade e a visibilidade, modos de expressão da identidade, o consumo consciente (pink money) e o envelhecimento. O objetivo é aliar a alegria da Parada com momentos de debate e reflexão sobre as demandas da comunidade.


Segundo Mariana Valle, do Coletivo Movimento Construção, essa é uma oportunidade de promover conversas de peito aberto e combater a desinformação. “É preciso mais do que nunca criar pontes e espaços de diálogo para que possamos romper a barreira da ignorância”, defende. Toda a mediação do evento é de responsabilidade do Coletivo Movimento Construção, que organiza a Mostra de Cultura LGBTI+ junto da produtora cultural PÁ! Artística. O evento tem patrocínio da Prefeitura de Londrina e da Parada LGBT Londrina.



A proposta do bate-papo de abertura do Quarto Encontro Diálogos sobre Política e Cultura LGBTI+ é conversar com pessoas que conseguiram romper a invisibilidade social a que os LGBTI+ estão fadados devido às violentas formas de preconceito e discriminação e como essa conquista garante a permanência das lutas LGBTI+ na agenda nacional de grandes discussões.



DIFERENTES, ÚNICOS E HUMANOS

Combater e romper com paradigmas da sociedade machista, racista, lgbtifóbica, é trazer no bojo da luta a possibilidade de criar espaços historicamente negados à nossa população LGBTI+, sejam eles espaços sociais de convivência, acadêmicos, políticos, culturais, midiáticos entre outros, diz a organização.



A representatividade e a visibilidade das pessoas que alcançaram posição de destaque na sociedade, leva as vozes e olhares LGBTI+ a lugares de protagonismo antes inalcançáveis. A ideia para este encontro é, portanto, refletir sobre como podemos multiplicar essas vozes políticas LGBTI+ na sociedade, com a finalidade de alcançarmos equidade de direitos, cidadania e uma vida digna. Para abordar este tema na abertura são convidados Renata Borges e Paulo Carneiro. A mediação é de Poliana Santos. Falar do presente e projetar o futuro dos LGBTI+ está na programação, assim como expor avanços e retrocessos até a imersão e o descobrimento.

Outro viés é discutir sobre o LGBTI+ como consumidor e público alvo de campanhas de marketing, mas também seu poder imagético no meio publicitário, além de destacar a beleza das diferenças, que torna cada pessoa única e essencial, e como estas são retratadas, negligenciadas ou assumidas pelos diversos setores da sociedade (públicos, privados, culturais, educacionais)


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 27/09 - Abertura: Representatividade e Visibilidade LGBTI+ como dínamo para lutas políticas Convidados: Renata Borges | Paulo Carneiro Mediação: Poliana Santos



Dia 28/09 - Envelhecimento LGBTI+: singularidades, mudanças e permanências.
Convidados: Megg Rayara | Heliana Hemetério | Regis Moreira
Mediação: Mark Sales


Dia 29/09 - Pink Money: consumo (in)consciente?
Convidados: Haigo Porto | Daniella Motta | Polyana Ferrari
Mediação: Guilherme Lupin


Dia 30/09 - Ser LGBTI+: Expressão e Pluralidade de nossas Identidades
Convidados: Léo Ribas | Urse Brevilheri
Mediação: Mariana Valle


Dia 01/10 - Encerramento: Aquecimento MOSTRA DE CULTURA LGBTI+

Convidados: Ex-Integrantes Coletivo Movimento Construção e Atuais Integrantes do Coletivo

Movimento Construção, Produção e Curadores

(Com assessoria de imprensa)



Serviço:

Semana Megg Rayara

Para assistir às transmissões, basta acessar uma das páginas da Parada LGBTI+ de Londrina no

Youtube, Facebook, Instagram ou Linkedin.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.