Escritores de diversas regiões do país participam da 41ª edição da Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro. O evento tem início nesta terça-feira (13) e prossegue até domingo (18) em 26 cidades paranaenses. Em Londrina, as atividades serão realizadas no Sesc Cadeião Cultural e contarão com a presença dos premiados autores Paulo Scott, Cristina Sobral, Tônio Caetano (vencedor do Prêmio Sesc de Literatura com o livro de contos Terra nos Cabelos), além dos escritores indígenas Olívio Jekupé e Tiago Guarani-Nhandewa, dentre outros.

LEIA MAIS:

Profice abre inscrições para editais de Audiovisual e Circo

Primeira cabine literária é inaugurada em Londrina

A temática da 41ª edição da Semana Literária Sesc PR será “Territórios Imaginários: vozes em trânsito”. A proposta é promover leituras, diálogos, discussões e reflexões sobre os espaços habitados, territórios geográficos e simbólicos, pertencimento, imigração, ancestralidade e territorialidade. “São seis dias de programação intensa, com atividades acontecendo sequencialmente durante todo o dia e para todas as idades. Receberemos autores locais com debates importantes, como Layse Moraes, Lucélia Canassa, Suely Leite, Eduarco Baccarin, Ricardo Dalai, entre outros em mesas ou lançando seus livros no espaço da Feira. Teremos também autores de destaque nacional em nossa programação”, destaca Samantha Abreu, organizadora do evento em Londrina.

A programação do Sesc Cadeião Cultural será aberta nesta terça-feira, às 14h30, com a Contação de História & Oficina: O Caso do Bolinho, de Tatiana Belinky, com Andrea Villas-Boas e Michele Florêncio. Às 19 horas, haverá apresentação do espetáculo “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”, com Cia. do Abração.

Na quarta-feira (14), às 17 horas, acontece o lançamento dos livros “Terra nos Cabelos”, obra de Tonio Caetano - vencedor do Prêmio Sesc de Literatura, e “Marrom Amarelo”, do escritor gaúcho Paulo Scott, autor de sete livros contemplados com prêmios nacionais e internacionais. Às 19h30, os dois autores participam do debate “As fronteiras da linguagem: experiências para ler e ser lido”, com mediação: Luigi Ricciardi. No bate-papo, os convidados falarão sobre suas obras, bem como as fronteiras que a linguagem literária estabelece com outras artes e, claro, com a vida. Abordarão ainda as experiências que a leitura oferece tanto para o autor como para o leitor, estabelecendo uma via de possibilidades e ressonâncias.

Na quinta-feira (15), às 19:30, Olivio Jekupé ministra a palestra “Literatura indígena na cidade”. Escritor indígena de literatura nativa, Olívio Jekupé começou a escrever em 1984, sendo um dos primeiros escritores indígenas a escrever sobre a cultura do seu povo. Entre suas obras de ficção estão livros como “As queixadas e outros contos guaranis”, “Tekoa, conhecendo uma aldeia indígena”, “Ajuda do saci” e “Iarandu, o cão falante”. Fundou a Editora Jekupé e aproveita, em suas publicações, a tradição oral indígena para transcrever histórias como a do livro “A mulher que virou uratau”.

A cultura indígena volta a ganhar destaque no sábado (17), das 9h às 12h, com a oficina Guaranizando, que será comandada por Tiago Guarani-Nhandewa. Liderança indígena, ativista, professor, escritor e antropólogo, Tiago apresentará novos conhecimentos a respeito das culturas e línguas indígenas, especialmente sobre a etnia Guarani-Nhandewa, conhecida por sua espiritualidade ancestral.

“A programação segue com contações de história, shows, feira de livros, lançamentos. Na verdade, uma grande celebração à literatura. Esperamos movimentar a cidade e que as pessoas venham prestigiar os artistas, conhecer sua obras, trocar ideias, viverem momentos de cultura e de boas conversas”, destaca Samantha Abreu.

A programação completa do evento pode ser conferida no site www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao.

SERVIÇO

41ª Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro

Quando – 13 a 18 de setembro

Onde – Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52)

*A programação completa do evento está disponível no site www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link