As vozes em coro ganham destaque a partir de hoje em Londrina, com a abertura do 7º Festival Unicanto de Corais. Até domingo, 600 coralistas irão se apresentar no Teatro Marista e em espaços alternativos, como supermercados, hospitais e bancos. A partir das 9h30, as primeiras vozes darão início ao festival (confira programação), mas a abertura oficial só acontece às 20 horas, no Teatro Marista, com a apresentação do grupo Coretfal, de Maceió, Alagoas.
O espetáculo ‘‘Ecos: Brasil 500 Anos’’ é uma homenagem ao aniversário do Descobrimento, em que se apresenta a influência das músicas indígena, portuguesa e africana na música brasileira. ‘‘Talvez a gente não tenha o que comemorar nestes 500 anos, mas a música brasileira tem que ser comemorada, principalmente porque é ímpar, tem uma cor especial justamente por causa da influência que recebeu’’, explica a maestrina Fátima Menezes.
O palco do Marista terá cenário especial para a apresentação, que conta com a participação de 40 vozes. No ano em que comemora 25 anos, o Coretfal apresentou o espetáculo Ecos no Nordeste do País, e agora chega ao Sul e Sudeste. Antes de se apresentar em Londrina, o coral alagoano passou por Petrópolis (RJ) e Belo Horizonte (MG).
Com uma hora de duração, a apresentação de hoje terá início com o canto dos índios xucurus-cariris, uma tribo do interior de Alagoas. Em seguida, o coral canta a música sacra trazida pelo jesuítas portugueses. O grupo encerra o espetáculo com ‘‘Aquarela do Brasil’’.
Além do coral alagoano, outros 14 corais do Brasil, Argentina e Venezuela também estarão se apresentando durante o Festival. Completam o ‘‘time’’ 12 grupos de Londrina e região, entre eles os oito grupos selecionados na primeira fase do Festival, no final de junho. A promoção e realização do evento é da Associação Coral Unicanto, com direção geral de Marly Aparecida Tomal e direção artística do maestro londrinense José Mário Tomal.
Todas as noites, a partir das 20 horas, acontecerão apresentações no Teatro Marista, que se torna palco oficial do Festival. Durante o dia, acontece a programação paralela, com apresentações em empresas e pontos comerciais.
A entrada é franca para todas as apresentações, mas os organizadores solicitam a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades assistenciais.

mockup