Secretaria promete investir mais em capacitação
Devido a uma série de problemas administrativos na gestão passada, houve pouco investimento na formação continuada de professores para atuarem na área de informática nas escolas municipais. Para este ano, sob nova gestão, a perspectiva é de mais investimento na área. "Nunca houve tanto apoio nesse aspecto", garante a assessora de informática Andrea Beluce, da Secretaria Municipal de Educação.
Com apenas 25 escolas com laboratórios de informática em atividade, ela afirma que a intenção da atual administração é ampliar esse número, mas não soube precisar a quantidade. "O nosso foco este ano é investir mais na capacitação dos assessores pedagógicos para atuarem como multiplicadores desse conhecimento", pontua. Desde janeiro foi implantado o ambiente virtual de aprendizagem, em sistema semi presencial, e os formadores estão recebendo o curso Ambiente Moodle na Formação Continuada dos Professores.
Para maio já estão previstos dois cursos: um de formação na área de recursos técnicos e pedagógicos para professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos e outro sobre as tecnologias da informação e comunicação como recursos mediadores do processo educacional.
"A nossa ideia é promover um ensino cada vez mais próximo da linguagem cotidiana, em que os alunos aprendam em uma linguagem simples e objetiva com o auxílio das ferramentas tecnológicas. A educação extrapolou as paredes da escola e os professores precisam estar capacitados para essa nova realidade", defende. A assessora de informática também cita os trabalhos na área do portfólio digital, destacando os blogs criados pelas escolas municipais Professora Maria Cândida Peixoto Salles e David Dequech.
Citando a metodologia considerada inovadora do professor norte-americano Salman Khan, que fundou a Khan Academy e já disponibiliza mais de 3.800 vídeos gratuitos de aulas de diversas áreas, Andrea comenta que a intenção é que os alunos londrinenses possam construir os seus próprios vídeos como forma de demonstrar a própria compreensão do conhecimento e ampliar a sua capacidade de retensão de novas informações. Em São Paulo, desde o início do ano o Governo do Estado está investindo na tradução dos vídeos para o português, em parceria com a Fundação Lehmann, e capacitando os professores da rede estadual para sua utilização em sala de aula. (A.P.N.)





