Seberg: grande dentro e fora das telas
Filme traz a biografia da atriz estadunidense Jean Seberg que financiava o partido dos Panteras Negras
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 05 de março de 2020
Filme traz a biografia da atriz estadunidense Jean Seberg que financiava o partido dos Panteras Negras
*Tamiris Santos/ Estagiária 
Atriz norte-americana que fez carreira em clássicos do cinema francês, estreou como protagonista de um longa sobre Joana D’arc, Santa Joana, momento crucial para a sua carreira que muitos críticos consideram, literalmente, a prova de fogo da atriz já que ela de fato saiu queimada da cena na qual Joana D’arc é levada para a fogueira. Jean Seberg, acumulou trabalhos importantes na carreira, mas sua estreia fora das telas de cinema a consagraram também como uma personalidade importante e desafiadora que apoiava movimentos sociais em um contexto histórico de guerra do Vietnã e auge da luta por direitos civis da comunidade afro americana.

Em uma metalinguagem cinematográfica, Kristen Stewart, interpreta Seberg no longa ‘Seberg Contra Todos’, que estreia nesta quinta-feira (5). A cena que abre a produção é justamente Kristen como Seberg sendo levada à fogueira como em Santa Joana. A cena simbolicamente pode funcionar como gatilho para o enfoque dado à biografia de Seberg no filme, já que na vida real a atriz também foi ‘jogada na fogueira’ não como personagem, mas como a própria Seberg.
Em 1968 a atriz que vivia em Paris, retorna aos Estados Unidos e logo conhece Hakim Jamal, ativista no partido dos Panteras Negras. Seberg se envolve amorosamente e politicamente com Jamal, apoiando os Panteras Negras financeiramente. A atitude da atriz chega ao FBI e a torna um alvo de difamação e machismo.

Ao longo de sua vida, Seberg também se tornou militante pela igualdade de gênero e é um exemplo de pessoas que utilizam sua influência e poder financeiro para se posicionarem politicamente. À frente do seu tempo e precursora de um roteiro da vida real com movimentos como a hashtag TimesUp que denunciou os abusos cometidos pelo produtor de Hollywood, Harvey Weinstein,e a hashtag Metoo (eu também) da atriz Alyssa Milano convocando mulheres a denunciarem abusos.
Em Londrina, o filme está sendo exibido no Cineflix do Aurora Shopping (Av. Ayrton Senna da Silva, 400) com sessões às Às 16h35, 19h05 e 21h35.
* Supervisão: Célia Musilli
Editora da Folha 2
Assista aqui ao trailler de 'Seberg Contra Todos'


