|
  • Bitcoin 139.824
  • Dólar 4,7700
  • Euro 5,1318
Londrina

Folha 2

m de leitura Atualizado em 28/03/2022, 16:42

Saudade de cachorro: uma história de delicadezas

"Rio, o Cão Preto" é o mais novo livro de Suzy Lee, uma autora que converte sentimentos num mínimo de palavras

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 29 de março de 2022

Marcos Losnak
AUTOR autor do artigo

Foto: Suzy Lee/ Reprodução
menu flutuante

Alguns autores de literatura infantil possuem a capacidade de dizer muito com poucos elementos. Algo como desenhar um sentimento com três ou quatro traços. Algo como narrar uma sensação, ou uma vivência, com quatro ou cinco palavras.

A ilustradora sul-coreana Suzy Lee é uma dessas autoras capaz de transformar grandes conteúdos em pequenas delicadezas. Converter sentimentos e sensações em poucos traços e com o mínimo de palavras.

Isso fica evidente em “Rio, o Cão Preto”, o mais recente livro infantil de Suzy Lee lançado pela editora Companhia das Letrinhas. Especialista na criação de livros-imagem para crianças, a autora publica seu primeiro livro com texto.

“O Rio, o Cão Preto” traz a história de um cachorro que experimenta uma série de dissabores até conhecer o sentido de plenitude.

Rio vive numa casa sob maus tratos. Vive dentro de uma jaula, sem água e sem comida. Ao perceber a situação do cachorro, uma vizinha resgata o cão e encontra uma nova casa para ele.

A existência do cão se transforma completamente. A nova casa possui um enorme quintal, água e comida em abundância. E, acima de tudo, duas crianças para brincar com ele. Dois irmãos. Um menino chamado Montanha e uma menina chamada Mar.

Ao lado de Mar e Montanha, Rio conhece a plenitude e a felicidade. Mas um belo dia as crianças seguem em viagem e o cão fica sozinho, cuidado por adultos, com água e comida em fartura, mas sem crianças.

Rio passa a esperar e esperar por Mar e Montanha. E assim conhece algo novo, a saudade. Um sentimento que a cada dia que passa fica mais e mais profundo. E assim conhece um novo sentido para a tristeza. Um novo sentido que leva o cão ao padecimento.

Em “Rio, o Cão Preto”, Suzy Lee constrói uma narrativa capaz de dizer muito através de poucos elementos. Uma história capaz de germinar lágrimas até mesmo no mais bruto dos humanos.

Imagem ilustrativa da imagem Saudade de cachorro: uma história de delicadezas Imagem ilustrativa da imagem Saudade de cachorro: uma história de delicadezas
|  Foto: Suzy Lee/ Reprodução
 

Serviço:

“Rio, o Cão Preto”

Autor – Suzy Lee

Editora – Companhia das Letrinhas

Páginas – 80 (capa dura)

Quanto: R$ 52,90