São Pedro era ponto de descanso de tropeiros
A estância de São Pedro surgiu por volta de 1807, graças às andanças de tropeiros pelas margens do Rio Piracicaba, que tinham como objetivo chegar até os sertões de Araraquara.
Cansados da viagem, um grupo passou a adotar a Serra do Itaqueri como local de descanso, em meio ao verde e às belezas naturais da região. Com o passar do tempo, os tropeiros elegeram a área como local ideal para pouso. Lá, Floriano da Costa Pereira construiu o primeiro rancho para o descanso do grupo.
Em 1844, chegaram os irmãos Teixeira de Barros com suas famílias e, apreciando a beleza do local, fixaram residência no rancho, passando a colonizar as terras, dividindo-as em várias fazendas.
Em 1870, a área transformou-se em vila, 21 anos depois foi elevada a município, recebendo em 1979 o título de Estância Turística, pertencendo ao núcleo das serras do Governo Estadual. O nome da cidade é uma homenagem ao apóstolo São Pedro, padroeiro do município.
Atualmente, São Pedro possui 28 mil habitantes, acolhendo turistas de todas as idades por seu clima agradável, cachoeiras, serras, chamando atenção também pelo comércio local. O município é conhecido como a capital do bordado. Porém, sua economia vai além e está baseada na indústria agropecuária e no turismo. (F.B./AE)





