São Paulo mostra sua cara
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2000
Francelino França
De Londrina
São Paulo, a encruzilhada do mundo, reservou o ano de 2.000 para registrar a formação étnica de seu povo, através do Projeto Caixa Populi. Num extenso ensaio fotográfico, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, foram mapeadas e documentadas a memória étnica da paulicéia, considerada a capital de todas as raças. A proposta é direcionar o foco para os costumes, tradições e influências dos povos que formaram São Paulo. Na primeira fase, estão representados em 50 fotografias em preto-e-branco os italianos, portugueses, espanhóis, alemães, franceses e árabes.
O curador do evento, o fotógrafo Emidio Luisi, selecionou as fotos entre os 302 integrantes de um workshop de fotografia, transfomando os clics num livro livro e exposição (em cartaz até dia 29 de fevereiro, no Conjunto Cultural da Caixa). O resultado é fruto de pesquisa e das andanças do grupo, numa busca incansável nos quatros cantos de Sampa, em casas de famílias, restaurantes, igrejas, sem esquecer dos flagrantes de paulistanos nos subterrâneos da cidade.
O registro fotográfico do Projeto Caixa Populi mostra a harmonização do comportamento e valores de povos e origens diversas, de forma singular no mundo. Os conflitos da cidade são o resultado da diferença de classes, não de etnia, diz a nota explicativa no início do livro.
Além desta primeira etapa, outras três fases já estão sendo preparadas ainda esse ano, abraçando os imaginário cultural dos japoneses, judeus, gregos, chineses, coreanos, latino-americanos, europeus orientais, ingleses, holandeses, africanos, negros, índios e migrantes.
O livro Caixa Populi, de 80 páginas, não será comercializado, sendo distribuído apenas a entidades culturais.
Mais informações sobre o livro Caixa Populi podem ser obtidas no Conjunto Cultural da Caixa/SP. e-mail: [email protected]/fone (11) 3107-0498.Projeto fotográfico Caixa Populi apresenta a mais completa tradução das etnias que formaram a capital paulistana
Devoção e trabalho rondam a senhora Flora Cardellini, de origem italianaA fusão das etnias espanholas e italianas estão presentes no detalhe da arquitetura de uma casa no BelenzinhoMesquita árabe localizada na Avenida do EstadoA concentração de Ana Cristina Marzagão em aula de dança flamencaDançarina mostra toda a sensualidade da dança do ventre em uma Casa de CháFlagrante do grupo folclórico português Pedro Homem de MeloCuriosa manifestação de religiosidade no Memorial do Imigrante