Se você gosta de aventuras, adora a natureza e tem pernas para uma boa caminhada, pode seguir rumo a um dos locais mais belos de todo o Paraná. É São Jerônimo da Serra, 100 quilômetros a leste de Londrina. O município, com pouco mais de 700 quilômetros quadrados, reúne vários atrativos naturais. Até 1996, estavam catalogadas 18 cachoeiras e 56 grutas e cavernas abertas para visitas, além de praias naturais à beira do Rio Tibagi.
Para conhecer a região é realmente necessário ter espírito de aventura, porque a maioria das cascatas fica em locais de difícil acesso. Os meios de locomoção mais indicados são motos, cavalos e os próprios pés. A dica é estar acompanhado de um guia local.
As duas cascatas mais fácil de localizar são também as que têm melhor área de lazer para famílias. E o melhor é que não é preciso muito esforço físico. A Cachoeira de Caretuva fica no Rio São Jerônimo, quase na divisa do município, a 11 quilômetros do centro da cidade. A cachoeira se divide em três e, com cuidado, pode ser escalada. Uma das quedas forma um pequeno lago, onde é possível nadar. A outra cascata com área de lazer fica a cerca de três quilômetros do centro. É o Salto do Padre, localizado no Rio Tigre e formado por duas cascatas.
Mas para quem gosta mesmo de aventura, as principais atrações são as cachoeiras da Quebra Panela, com 25 metros de altura; a do Tamanduá, com 80 metros; e a cachoeira do João Nogueira, com 136 metros de altura, localizada no Parque Estadual do Penhasco Verde.
Para se ter uma visão melhor dessa cachoeira é preciso ter mais preparo físico. Isto porque, para vê-la inteira, deve-se descer por uma trilha íngreme, com mais de 100 metros, que circunda a parede rochosa e entra no meio da mata.
A visita às cavernas também pede um guia - e fôlego. A maior delas fica na Estância Arco Verde, que deve seu nome ao arco de pedra na entrada da caverna. A fazenda fica na estrada para o distrito de Terra Nova, a seis quilômetros do centro. A caverna tem três grandes salões e, para entrar nela, é preciso descer um fosso com cerca de 70 metros de altura.
Também fazem parte das atrações turísticas do município o Pico Agudo, segunda serra mais alta do Paraná; o Morro do Tafe, com sua trilha de motocross; e as praias de água doce, às margens do rio Tibagi.
Para saber mais dicas de passeios na região, o turista pode entrar em contato
com a Fundação do Meio Ambiente pelo telefone da prefeitura (043) 267-1222.Milton Dória/Arquivo FolhaO Salto do Padre, no Rio Tigre, é formado por duas cascatasDa Redação