Há um ano a empresária cultural e repórter cinematográfica, Josina Melo, arrumou a mochila e foi para a Espanha disposta a seguir o caminho de Santiago. Ao decidir-se pela viagem queria dar um tempo para si mesma, refletir sobre sua vida e, se possível, relaxar. Andar quilômetros a fio estava dentro de um plano relaxante e não por razões religiosas. Aquilo que viu e registrou em fotos estará na exposição que abre amanhã, às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som, em Curitiba.
Entre botar o pé na estrada e participar do coquetel, houve uma mudança de 360 graus nas propostas de Josina. Sem pensar em expor, ela não se preocupou em levar material adequado para a viagem. Depois de três anos sem férias, dedicando-se à produção de fotos da Serra do Mar, queria passar longe de assuntos afins. Porém, o encontro com o dono de um albergue, mudou todos os planos.
Ao vê-la fazendo alguns registros, o homem sugeriu a publicação de um livro sobre as trilhas de Santiago. Da conversa informal surgiu um projeto que resultou nesta exposição e irá se desdobrar a uma nova viagem ao local, desta vez com toda a parafernália possível, para documentar as paisagens de quatro caminhos pouco explorados: o francês, o cantábrico, o português e o aragonez. Nessa nova empreitada deverá contar com a colaboração de outros colegas.
No MIS o visitante será convidado a fazer uma caminhada visual, através de imagens em dimensões maiores e dezenas de outras menores. ‘‘Fotografei como se fosse uma sequência cinematográfica, com a intenção de mostrar as trilhar por onde passei’’, detalha. A exemplo das instalações plásticas, Josina criou tiras que descerão do teto até o chão.
‘‘O meu enfoque são trilhas da natureza, matos, cidades, povos esquecidos. Quero passar a magia, o encantamento de um cenário antigo, sua neblina, a aparente solidão’’, explica. Para concluir o projeto a fotógrafa e montanhista conta com patrocínio da Sigla Câmbio e Turismo e apoio cultural das empresas Colorama Ibisa, Casa Cultural Brasil-Espanha de Curitiba, Centro Espanhol do Paraná, Consulado da Espanha e o grupo paulista Os Amigos de Santiago.
• ‘‘Trilhas do Caminho de Santiago’’, exposição fotogrtáfica de Josina Melo sobre o caminho de Santiago, na Espanha. Abertura nesta terça-feira, às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som (Rua Barão do Rio Branco, 395, telefone 232-9113). Permanece até dia 31.