Florianópolis - É a época das festas com a tradição de imigrantes germânicos. A Oktoberfest, que este ano chega à 20 edição em Blumenau, é a mais famosa. Mas, no total, oito cidades promovem festejos nos quais sobram música, folclore, boa culinária e, claro, cerveja e muito chope.

20 Oktoberfest (Blumenau): É a segunda maior festa da cerveja do mundo, só perde para a original em Munique, na Alemanha. Reúne dezenas de bandas típicas enquanto são consumidos milhares de litros de chope por gente de todo o Brasil e de outros países. No centro da cidade, o espetáculo fica por conta dos desfiles alegóricos, do Bierwagem (carro da cerveja que distribui chope pelas ruas) e das bandinhas de música típica. Já nos pavilhões, a festa é animada por concursos de tomadores de chope e degustação de pratos típicos. De amanhã a 19/10. Tel. (47) 326-6901, site www.oktoberfestblumenau.com.br.

16 Fenachopp (Joinville): Na Festa Nacional e Internacional da Cerveja são realizados o choppemduzia, concurso nacional de tomadores de chope em dúzia, o degustabier, concurso de degustação de cervejas nacionais e internacionais, e a maratona do barril, em que os participantes correm algumas centenas de metros carregando nas costas um barril de madeira de 23 quilos. O tradicional concurso da rainha acontece durante a festa e as candidatas representam entidades, clubes e empresas. De amanhã a 26/10 (de quinta a domingo). Tel. (47) 433-5584, site www.fenachopp.com.br.

18 Fenarreco (Brusque): Tem como atrativo um prato muito apreciado entre os descendentes de alemães do Vale do Itajaí: o Ente mit Rotkohl, marreco recheado com repolho roxo. A iguaria é servida com purê de batatas, chucrute, molhos fortes e um bom caneco de chope gelado. No pavilhão principal, a animação fica por conta das bandas típicas regionais e da Alemanha, numa mistura de polcas e ritmos brasileiros. A vila gastronômica, além do marreco com repolho roxo, serve outros pratos da culinária alemã como o eisbein (joelho de porco), kassler (chuleta de porco) e o bockwurst (salsicha). De 2 a 19/10. Tel. (47) 251-1845, site www.pmbrusque.com.br.

15 Schutzenfest (Jaraguá do Sul): Conhecida como a Festa dos Atiradores, é o principal instrumento de resgate das tradições germânicas de Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu. Durante dez dias são realizados campeonatos de tiro ao alvo entre clubes aficionados de todo o País. Além disso, os quatro pavilhões do evento, totalmente decorados com guirlandas de flores, bandeirolas e motivos alusivos à festa, servem pratos típicos embalados ao som das bandas alemãs. De 9 a 19/10. Tel. (47) 275-1300, site www.schutzenfest.com.br.

14 Kegelfest (Rio do Sul): Esporte popular entre alemães e italianos do Alto Vale do Itajaí, o bolão (ou bocha) serviu como inspiração para a criação de mais uma festa em Santa Catarina: a Kegelfest Festa Nacional do Bolão. Comemorada com muita festa, comida e bebida, traz o concurso de tomadores de chope no pino e a copa Kegelfest de bolão, envolvendo bolonistas de todo o Sul do Brasil. Como manda a tradição, na abertura do evento acontece um desfile com os clubes de bolão, grupos folclóricos, bandinhas típicas e carros alegóricos. De amanhã a sábado e de 9 a 12/10. Tel. (47) 531-1260, site www.riodosul.sc.gov.br.

13 Festa do Imigrante (Timbó): Criada para resgatar e preservar as tradições germânicas dos habitantes da cidade, oferece a chance de contato com as mais autênticas expressões da herança dos imigrantes, como a música, a dança, o folclore, a gastronomia e o chope. O ponto alto das comemorações será o desfile alegórico no dia 12. De 9 a 12/10. Tel. (47) 382-4170, site www.timbo.sc.gov.br.

25 Oktoberfest (Itapiranga): A primeira Oktoberfest do Brasil enfatiza as manifestações culturais dos descendentes alemães como a dança, o folclore, a gastronomia e o chope. Em 4, 19 e 25/10 na Linha Becker; e, em 10, 11, 12, 17 e 18/10 no Complexo. Tel. (49) 677-0393, site www.itapiranga.sc.gov.br.

mockup