Sandro Leite inspira-se no estilo do bluegrass
Sandro Leite inspira-se
no estilo do bluegrass
Elisa Marilia Carneiro
A cada faixa uma surpresa. O CD Santo de Kasa encanta desde a fotografia da capa. O seo Barbino vive numa fazenda ao sul de Minas Gerais e é o responsável pelo engenho de cana. É ele que confere a qualidade da pinga.
O grupo curitibano Santo de Kasa lança seu primeiro CD Grito Calado apresentando composições trabalhadas durante muito tempo - algumas há 15 anos. É um CD maduro, pensado, estudado. As canções são bem ecléticas e isso confere ao conjunto uma característica interessante, analisa o compositor e cantor Sandro Leite.
Ele conta que em torno de 1977 começou a ouvir música bluegrass, cuja técnica dos instrumentos de corda chamou a atenção. Fui a fundo nos estudos de five-string-banjo e logo depois me interessei também pelo dobro, mandolin e pedal-steel-guitar. Mas o que mais me surpreendia era a facilidade com que compunha. O tempo todo e nos mais variados estilos, vinham idéias musicais à minha cabeça.
Vários dos instrumentos usados pelo grupo são fruto de uma pesquisa feita durante alguns anos na região de Nashville (EUA). Neste CD há sons de dobro, mandolim, pedal-steel-guitar, slide-guitar e banjo de cinco cordas. Algumas melodias também foram inspiradas no bluegrass, que é um blues extremamente rápido tocado na mesma região americana.
O tom da interpretação é da cantora Kaká. Só depois de ouvi-la cantar essas melodias foi que resolvi gravar o CD. Então percebi como eram boas estas músicas, diz Sandro. As faixas do CD se dividem entre baladas, country music, bluegrass, rock e sertanejo. Duas têm letras em inglês e as outras dez, em português.
Do grupo fazem parte além do próprio Sandro Leite e a cantora Kaká, Glauco Solter no baixo, Cris Beltrão na bateria, Lilita no teclado, Giba Conceição na percussão e os vocais de Frederico, Cícero e Jussi Campelo.





