Velha conhecida dos que adoram uma aventura e não ligam para a falta de conforto, Sapopema continua atraindo turistas pelas belezas naturais do Rio Lajeado Liso. É lá que fica o Salto das Orquídeas, um conjunto de cascatas que há mais de 25 anos vem encantando seus visitantes.
Josoé de Carvalho/Arquivo FolhaRio Lajeado Liso: leito tomado por pedrasLocalizado a três quilômetros de Sapopema, o Salto fica na Fazenda Banhadinho e não dispõe de nenhum tipo de infra-estrutura, a não ser uma pequena lanchonete/mercearia. É exatamente por isso que os aventureiros adoram o lugar. Para conhecer as quedas, é preciso coragem e agilidade ao descer e subir as pedras lisas, evitando tombos às vezes perigosos.
O acesso às cascatas passa por um descampado, onde as pessoas podem armar suas barracas. Descendo o caminho, chega-se ao Lajeado, rio que tem seu leito forrado por pedras, por onde o turista alcança os saltos. Seguindo o curso do rio, o visitante passa por três cachoeiras menores (de três a cinco metros de altura).
Em seguida, chega-se a uma espécie de ‘‘ilha’’ que divide o rio em dois - cada um formando uma cascata de 20 metros. É por essa ilha que se desce os ‘‘degraus’’ das formações rochosas. Embaixo, o rio volta a se juntar. A cascata da esquerda forma uma piscina natural, cercada de pedras, onde se pode nadar. Na cascata da direita, é possível subir até a metade e tomar um bom banho.
A descida continua, até o último salto: o das Orquídeas, propriamente dito. São mais de 30 metros de altura, com um paredão lateral com mais de 150 metros. Os corajosos podem descer o salto utilizando uma pequena trilha ao lado. É bom ter em mãos uma corda, porque o caminho não é fácil: a trilha, às vezes, não tem mais que 20 centímetros, beirando o precipício.
Para chegar a Sapopema, basta pegar a rodovia do Cerne - que liga o Norte do Paraná a Ponta Grossa. Perto da cidade, existem placas indicando a estradinha para o Salto das Orquídeas.

TOME NOTA
- O caminho da cachoeira: saindo de Londrina na direção de Ibiporã e Jataizinho, seu destino é São Jerônimo da Serra, que fica a poucos quilômetros de Sapopema. A viagem toda leva mais ou menos uma hora e meia. Não tem como errar, é só prestar atenção à sinalização.
- Não esquecer de levar toalhas e guardanapos. Coloque na bagagem cobertores. Durante a noite a temperatura é baixa.
- Detergente para lavar os pratos e sabonete são importantes.
- Leve embora todo lixo que juntar.
- Alimentação leve, frutas e muito líquido para enfrentar o passeio ecológico.